web analytics

O que é servidor de hospedagem?

Servidor é, na verdade, um computador (ou alguns computadores superpotentes) que controla o acesso de uma determinada rede à Internet. Pode ser definido também como um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores.

Não basta ter uma boa ideia e um bom domínio para colocar o seu site no ar: é preciso ter um bom servidor de hospedagem

O que é servidor?

Tudo o que vai para a internet, de certa forma passa pelo servidor de internet (ou servidor WEB), e lá é verificado e enviado ao destinatário correto dentro da rede. Estas verificações servem para garantir a segurança e são estabelecidas em portas, pacotes, URLs, etc. Cabe ao servidor de internet também otimizar funções de cache de páginas de internet, log de acessos ou conversas em chats, entre outras funções. Você já deve ter se deparado com um erro ao acessar alguma página em que a seguinte mensagem surge: “Servidor não encontrado”. Isso acontece quando, por algum motivo, o servidor não conecta com o site em questão.

Os servidores trabalham com diferentes plataformas, mas com a popularização do Linux, a maior parte dos servidores de internet o utilizam – inclusive para WordPress. É um sistema gratuito, seguro e com muitos recursos gratuitos. Contudo, os servidores também utilizam Sistema Operacional Windows e Free BSD, por exemplo, entre outros.

 

Será possível criar um servidor caseiro?

Sim, é possível criar um servidor caseiro, mas nem sempre esta é a melhor forma de hospedar o seu site on-line. Os servidores profissionais em são armazenados em Data Centers (centro de dados), locais adequados e feitos especialmente para alocar milhares de servidores. Estes servidores, quando você os contrata, possuem a garantia de segurança de dados – ainda mais quando são usados dados de terceiros por exemplo.

 

Servidores, capacidade e planos de hospedagem

É importante verificar a capacidade e as condições oferecidas dos servidores antes de contratar um plano de hospedagem. Busque sempre por empresas que possuem reputação no mercado. Converse com usuários e clientes antes de optar pela empresa de hospedagem.

Um mesmo servidor pode hospedar centenas de websites. Mas quanto maior for este número, maiores são as chances de o servidor apresentar lentidão e problemas de queda da conexão, por exemplo. Evite contratar uma empresa que hospeda muitas contas em um único servidor.

 

Tipos de servidor

Há muitos tipos de servidor WEB: VPS (intermediários entre os serviços compartilhados comuns e servidores e máquinas totalmente dedicadas), compartilhado (o espaço e recursos que são compartilhados por uma série de pequenos usuários do serviço), cloud (oferecem espaço de modo similar aos servidores compartilhados, mas possuem a vantagem de serem escaláveis), de revenda (é a conta em um servidor compartilhado, mas que possui ferramentas adicionais que permitam ao usuário revender parte do espaço) colocated servers (“coloca” seu hardware nos racks dos servidores da companhia de web Hosting) e dedicados (você aluga um servidor só seu na operadora e disfruta melhor dos recursos e do espaço).



Você também vai gostar de:

Share This