web analytics

Bem vindos à terceira publicação do Glossário de Hospedagem de Sites. Estão gostando da seção? Esperamos que sim! Antes de tudo, vamos relembrar os temas que já abordamos:

Hoje, falaremos sobre a linguagem PHP, muito utilizada na criação de sites.

 

Série Glossário de Hospedagem de Sites

 

O que é PHP?

 

O que é a linguagem PHP?De maneira simplória, a definição de PHP refere-se à linguagem de script na web. É uma das mais populares e definitivamente a mais utilizada. Sua função primordial é a melhoria e crescimento do site. Dentre as diversas criações com base na linguagem PHP, estão: páginas de login, fóruns, galerias de imagens, páginas de pesquisa, formulários e muitos outros.

É possível identificar uma página que utiliza essa linguagem, já que a url da mesma será encerrada com as letras PHP – sigla que vem do termo Personal Home Page Tools, apesar de o PHP tratar-se de um Pré Processador de Hipertexto.

Um fato interessante é que o PHP não é executado em seu computador, mas a partir do computador em que você requisita a página. Os resultados são enviados para você e exibidos em seu navegador.

A linguagem PHP é tão popular que, caso você pretenda ter uma carreira como designer ou programador, você precisa não só conhece-la, como dominá-la!

 

O PHP na prática

 

Veja o seguinte exemplo:

 

<!DOCTYPE HTML PUBLIC “-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN”

    “http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd”>

<html>

    <head>

        <title>Example</title>

    </head>

    <body>

 

        <?php

            echo “Hi, I’m a PHP script!”;

        ?>

 

    </body>

</html>

 

A parte em negrito ilustra o código do PHP dentro do HTML. O interessante é que não é necessário criar todo o código; ele já aparece pronto para você no momento em que é solicitado para o servidor. Isso acontece porque o PHP possui o código HTML incorporado.

O bacana do PHP é que ele ajuda tanto os usuários que não tem tanta experiência, devido à sua praticidade, como também os profissionais com anos de carreira, já que a linguagem PHP possui diversos recursos avançados.

 

O que você precisa para começar a usar o PHP?

 

Antes de criar e testar seus scripts PHP, é preciso um servidor. Mas acalme-se! Você não precisa contratar um plano de hospedagem de sites só para isso. Basta conseguir um espaço para os testes com a empresa de hospedagem que você trabalha, ou forjar um servidor em seu computador.

Em outras palavras, o PHP não vai rodar no seu computador; ele será executado no servidor, e os resultados são posteriormente enviados para seu computador. Dessa maneira, os códigos ficam disponíveis para utilização posterior. Simples, não?

Aprofundar-se na linguagem PHP é uma boa pedida. Que tal mandar suas dúvidas nos comentários?

 



Você também vai gostar de:

Share This