web analytics

A mais nova empresa do mercado brasileiro de servidores de internet não é tão nova assim. Afinal, trata-se de uma fusão de empresas já conhecidas no mercado: a UOL Host Data Center, a Diveo e a DHC. O anúncio desta nova empresa de prestação de serviços de dados e infraestrutura de TI foi feito no início deste mês. Os planos da UOL Diveo (nome da nova velha empresa) não são modestos: eles pretendem dominar o mercado brasileiro de hospedagens.

A UOL Diveo vai herdar uma infraestrutura gigantesca para poder trabalhar. Vão ser nada menos do que seis centros de processamento de dados (A infraestrutura de um destes prédios você pode ver nesta postagem do Dicas de Hospedagem). Quatro destes datacenters da UOL Diveo estão localizados no Brasil e dois ficam na Colômbia. Somadas, a área dos datacenters vão resultar em um total de 30 mil metros quadrados e 15 mil servidores.

A empresa vai contar com nada menos do que 1,1 mil colaboradores espalhados pelo Brasil e vai trabalhar com uma rede de acesso ponto a ponto em sete cidades brasileiras. Com a nova infraestrutura, a UOL Diveo vai começar a trabalhar com hospedagem em nuvens (cloud computing). O foco da UOL Diveo vai ser a comunicação corporativa. Ou seja, o prato principal da gama de serviços que a nova empresa vai oferecer é relacionada a hospedagem de dados de grandes empresas.

Como ocorreram as fusões que resultaram na UOL Diveo

Como foi dito no início deste artigo, a UOL Diveo é o resultado de uma fusão de três empresas do mercado de TI brasileiro: a UOL, a Diveo e a DHC. Mesmo antes da fusão, a UOL já havia comprado as outras duas empresas. A compra da DHC aconteceu em 2009 e a da Diveo no final do ano passado. O valor pago pela DHC não foi divulgado, mas pela Diveo foi pago cerca de 700 milhões de reais. Veja agora um pouco mais sobre as empresas envolvidas na fusão.

UOL: Entre as três empresas envolvidas na fusão que resulta na UOL Diveo, com certeza a UOL é a mais conhecida de todas. Fundada em 1996 e pertencente ao mesmo grupo da Folha de S.Paulo, a UOL acabou expandindo as operações e hoje atua em quase todos os setores envolvidos com internet. Uma das áreas que mais dão lucros a empresa é a de hosts. Tanto que a UOL já comprou diversas empresas e sempre está expandindo os negócios.

Diveo: A Diveo é uma empresa americana voltada a investimentos no mercado de TI da América Latina. Fundada em 1996, tem como maiores áreas de atuação o Brasil e Colômbia. Até a compra da UOL no final do ano passado, a Diveo contava com cerca de 1,5 mil clientes e 400 funcionários em sete cidades brasileiras. Toda esta infraestrutura foi anexada a UOL Diveo.

DHC: A DHC é uma empresa brasileira de servidos de TI fundada no ano de 2000. Mesmo após a aquisição da UOL em 2009, a DHC ainda estava mantendo o nome da empresa nos serviços. Agora com a UOL Diveo isto não vai mais acontecer.

Vamos ver quais são as mudanças que vão ocorrer no mercado de hospedagens de sites com a chegada desta nova gigante.



Você também vai gostar de:

Share This