web analytics

Futuro do WordPress

Nós sempre falamos aqui no Dicas de Hospedagem que o site de sua empresa não pode ficar estagnado, parado no tempo. Você deve sempre pensar em inovação, ficar de olho na concorrência e se apropriar das novidades em tecnologia que podem melhorar a experiência de navegação dos usuários.

Com o WordPress, não é diferente. Por mais que a plataforma seja fácil de usar, efetiva e a melhor opção atualmente – e sim, nós gostamos de mencionar isso várias e várias vezes, porque é verdade – ela não pode ficar imutável por muito tempo. É necessário oferecer novas opções para os clientes, bem como outras ferramentas que ainda não estão disponíveis.

Antes de dar continuidade a essa publicação, faremos duas perguntas que serão respondidas no decorrer do texto:

  • Como melhorar algo que já está bom?
  • Como as eventuais mudanças do WordPress irão impactá-lo?

 

 

Mais do que um blog

 

É comum ler em sites especializados que o WordPress é a alternativa ideal para seu blog. Veja bem: blog.

A equipe do WordPress não está satisfeita em ser apenas a melhor opção para blogs. A ideia é transformar-se na escolha dos mais variados usuários com as mais variadas necessidades. Quer montar uma página simples para desenvolver o marketing de conteúdo? Use o WordPress! Prefere dar início um site completo, com várias seções diferentes? Use o WordPress! Pretende iniciar um ecommerce? Use o WordPress!

Mas aí surge a dúvida: como uma ferramenta criada inicialmente para desenvolver blogs pode oferecer tantas possibilidades?

Graças aos plugins! Já dedicamos diversas publicações para falar dos melhores plugins que satisfazem diversas necessidades. Seja para formulários de contato, lojas virtuais, integração com mídias sociais, desenvolvimento de SEO, enfim! As diversas extensões do WordPress ampliam o leque de possibilidades e, com isso, você tem a certeza de escolher a melhor plataforma para atender sua demanda e mais: as ferramentas apropriadas para tornar o desenvolvimento de seu site ainda mais simples.

Relembre as listagens publicadas no nosso Especial WordPress com os melhores plugins para a plataforma!

 

 

Simplicidade e compatibilidade

 

Já sabemos que o WordPress é simples de usar. Se você pretende criar algo além de um blog, porém, as coisas podem complicar. Logo, desenvolver uma interface mais intuitiva e user-friendly é uma das prioridades da equipe do WordPress. Outras plataformas já se preocupam com isso, justamente devido a alta competitividade com o WordPress, logo o próprio WordPress tem que desenvolver uma interface ainda mais simples, independente da necessidade do usuário.

Uma das ideias que já está em fase de desenvolvimento é a compatibilidade com dispositivos móveis. Hoje em dia, com a Internet sendo acessada constantemente por smartphones e tablets, ter um site responsivo é essencial. Isso impacta tanto os usuários que desenvolvem sites, como os que acessam as páginas através de dispositivos móveis. Potencialmente, a equipe do WordPress almeja tornar a plataforma uma referência nesse nicho, sendo utilizada por desenvolvedores que buscam prioritariamente um site responsivo.

Antes de continuar, confira esta publicação onde listamos os dez melhores temas responsivos para WordPress!

 

 

Concluindo…

 

Não tem como chegar numa conclusão diferente: o WordPress vai se tornar ainda mais flexível, simples e efetivo. Isso significa que, independente do que você almeja para seu site, será possível colocar em prática as mais variadas ideias, que serão amparadas pela interface intuitiva da plataforma, bem como plugins – que, em breve, serão ampliados consideravelmente, com ainda mais opções para os usuários – e o uso de temas para deixar a página com a sua cara.

Você já usa o WordPress? Conte-nos sobre sua experiência com a plataforma na seção de comentários! Utilize esse espaço também para dúvidas, sugestões e para compartilhar boas práticas com o WordPress!



Você também vai gostar de:

Share This