web analytics

O termo é complicado à primeira vista: crowdsourcing é mais uma daquelas palavras que surgiu junto com a internet. A palavra em inglês que junta os termos “multidão” e “terceirização” tem se tornado cada vez mais comum para quem toca projetos online. Muito da evolução da própria rede se deve ao modelo de crowdsourcing. No texto de hoje, o Dicas de Hospedagem vai explicar para justamente o que é crowdsourcing para você. 

 

O que é crowdsourcing

O modelo de trabalho do crowdsourcing nada mais é do que um trabalho colaborativo (e muitas vezes voluntário) feito por pessoas que não estão no mesmo ambiente. Ou seja, engloba projetos de pessoas que utilizam diversas habilidades em prol de um objetivo em comum. O desenvolvimento de um software ou a administração de um site depende muitas vezes do trabalho de diversas pessoas. Afinal, os conhecimentos em TI são muito diversificados para apenas uma pessoa saber de tudo. 

O termo foi criado em 2006 pelo americano Jeff Howe (da revista Wired). De lá para cá, muita coisa facilitou o trabalho online. A comunicação pela web 2.0, as plataformas de trabalho freelancer e a oferta de diversos profissionais que trabalham remotamente são alguns dos elementos que facilitou o crescimento do trabalho online. E este próprio regime começa a trazer dúvidas em relação ao velho modelo de escritório. Mas é óbvio que tem vantagens e desvantagens. Veja quais são as principais. 

 

Vantagens do crowdsourcing

A grande vantagem do crowdsourcing é em relação aos custos operacionais. Antes, para contratar um profissional era preciso fazer diversas entrevistas de emprego (e quem sabe tomar alguns cafés para discutir projetos). Hoje, plataformas de trabalho freela ou as próprias redes sociais fazem todo o trabalho. Depois da contratação, os custos também diminuem. Ao invés do profissional se deslocar para um escritório, ele faz o trabalho em casa. Há economia de luz, aluguel, equipamento e (muito) café.

As vantagens não param por aí. A internet possibilitou a chance de se encontrar o melhor profissional (ou o que garante o melhor custo-benefício) de forma mais fácil. Além disso, o próprio sistema garantiu a interação e troca de experiências entre profissionais. Por fim, outra vantagem está ligada à oportunidade de pessoas ganharem uma renda extra com algumas tarefas fora do horário de trabalho. Ou seja, o crowdsourcing garante uma melhora financeira para os bons profissionais. 

 

Desvantagens do crowdsourcing

Nem tudo são flores no novo sistema de trabalho. Há algumas coisas a se atentar. Uma delas é em relação à qualidade do trabalho feito pela web. Se a colaboração for voluntária, as chances de o trabalho ser ruim (infelizmente) são maiores. Além disso, há de se ter cuidado com quem você fecha negócios. Já aconteceram casos de pessoas que receberam um pagamento antecipado e sumiram. Ou alguém que fez o trabalho e não recebeu. 

Mesmo assim, no balanço geral o crowdsourcing se mostra uma boa opção para quem deseja tocar um negócio online e não quer ter muitos gastos. 

 

 



Você também vai gostar de:

Share This