web analytics

Hoje decidimos dar a nossos leitores um artigo informativo sobre os diferentes tipos de hospedagem de sites. Para alguns, trata-se de informação básica, mas para muitos este artigo pode ser a motivação para criar e hospedar um site ou blog, ou mesmo a entrada para o mundo do hosting como negócio.

A verdade é que a indústria de hospedagem web tem gerado uma ampla gama de nichos de mercado ao longo dos anos. Variando de hospedagem compartilhada a hospedagem dedicada, bem como todos os híbridos entre eles, cada tipo de hospedagem apresenta seu próprio conjunto de prós e contras.

 

 

A final, que tipo de hospedagem escolher?

 

Separamos alguns dos principais tipos de hospedagem de sites. Vale a pena gastar um tempo para entender bem os aspectos de cada uma antes de contratar um plano anual. Veja este infográfico sobre como escolher a sua hospedagem de sites, e entenda como escolher a melhor hospedagem de sites.

 

Tipos de Hospedagens de Sites - Qual escolher?

 

Hospedagem Compartilhada – Baixo custo, fácil de usar e rica em recursos

 

Hospedagem convencional, regular ou normal – não importa como você a chama, a hospedagem compartilhada é serviço de hospedagem mais comum no mercado. Na verdade, a grande maioria dos sites online que você encontra estão hospedados neste tipo de plataforma.

Como o nome implica, a hospedagem compartilhada (também conhecida pelo termo em inglês, ‘shared hosting’) é uma modalidade de serviço onde você compartilha largura de banda, a capacidade de espaço em disco e recursos de rede com vários outros clientes pagantes. A estrutura deste modelo equivale a uma solução de baixo custo, que normalmente é fácil de manter, mesmo para o mais inexperiente dos usuários. Embora o preço usualmente seja razoável, estes pacotes não falham em poder de fogo, porque vêm geralmente carregados com um arsenal de recursos úteis. O custo-benefício, a simplicidade e o aspecto “sem problemas” da hospedagem compartilhada a torna uma opção viável para a maioria dos indivíduos e pequenas empresas.

 

 

Hospedagem Dedicada – o máximo de controle, flexibilidade e também responsabilidade

 

Web Hosting Dedicado é exatamente o oposto da variedade mais comum. Em vez de compartilhar o servidor com outros clientes, o hardware é dedicado exclusivamente às suas necessidades. Já que você não é obrigado a partilhar recursos, a hospedagem dedicada pode fornecer um nível superior de controle, flexibilidade e desempenho. Este tipo de hospedagem é um arranjo onde você pode escolher o seu próprio sistema operacional, instalar os aplicativos próprios, e incorporar os mecanismos de segurança que você sente que irão fornecer ao servidor a melhor proteção. Apesar disso, trata-se de um cenário que exige que você tenha uma certa habilidade para administrar e manter um servidor. Ao contrário da hospedagem compartilhada, a hospedagem dedicada não é recomendada para usuários inexperientes.

 

 

Hospedagem VPS – imenso poder e grande desempenho

 

Um servidor virtual privado, ou VPS, representa uma tecnologia que está emergindo rapidamente na indústria de hospedagem web. Um VPS é criado pelo software que particiona um único servidor físico para criar vários servidores virtuais dentro dele. Conhecido como a virtualização, esse processo resulta em uma série de ambientes isolados, com a capacidade de executar muitas das mesmas funções que uma máquina individual.

Um servidor virtual privado tende a fornecer mais recursos garantidos, melhor desempenho e segurança que uma hospedagem compartilhada, por um preço que é notavelmente menor do que o de um servidor dedicado. Com esses fatores em mente, muitos vêem no VPS o meio-termo perfeito entre os tipos de hospedagem compartilhada e hospedagem dedicada.

 

 

Managed Hosting – sem preocupações, mas caro

 

Em sua aplicação mais comum, a hospedagem gerenciada refere-se à manutenção integral de um servidor dedicado. Este serviço destina-se a aliviar as complexidades e desafios técnicos de gestão de um servidor web. Apesar de o gerenciamento do servidor ser a característica principal, outras opções vão desde aplicações web e administração de banco de dados até acompanhamento e apoio extensivo. Esses serviços de hospedagem são voltados para clientes que não possuem as habilidades técnicas necessárias para lidar com um servidor dedicado, bem como aqueles que não têm tempo para lidar com todos os aspectos de gestão. Embora o custo seja eficiente, a maior desvantagem desse serviço é ainda seu preço alto, pois é consideravelmente mais caro que outras formas de hospedagem na web.

 

 

Revenda de hospedagem – Potencial de lucro substancial

 

As revendas de hospedagem têm surgido nos últimos tempos, proporcionando aos empresários e às pequenas empresas uma oportunidade de lucrar com a florescente indústria de hospedagem de sites. Como revendedor, você compra um plano de serviço de um provedor de hospedagem equipado com uma certa quantidade de espaço em disco, largura de banda e recursos. Isso lhe dá a munição de que você precisa para vender planos de hospedagem web a clientes que pretendem construir a sua presença online.

O que torna este tipo de arranjo tão atraente é que você paga uma taxa fixa e tem o potencial de gerar renda substancial revendendo recursos. Ao selecionar um provedor de hospedagem respeitável, uma conta de revenda pode ser administrada de forma integrada e transparente o suficiente para dar-lhe a presença de uma empresa grande e estabelecida.

 

 

Conclusão – qual tipo de hospedagem de sites devo escolher?

 

Os diversos tipos de serviços de hospedagem de sites são a chave para qualquer indivíduo ou negócio com as aspirações de sucesso na Internet. Como você pode ver, há muitas ofertas disponíveis, e tomar uma decisão pode ser difícil. A boa notícia é que, com tantas empresas no mercado, você certamente encontrará o serviço mais adequado às suas necessidades.

Para a maioria das pessoas, entretanto, a hospedagem compartilhada é a escolha certa, e tem a maior variedade de ofertas. Se você precisa hospedar um blog, site pessoal ou um site do seu negócio, escolha uma hospedagem compartilhada. Hospedagens mais complexas são direcionadas a públicos mais específicos, como sites de alto tráfego, aplicações online, etc.

Para conhecer os principais (e melhores) serviços de hospedagem do mercado, consulte nosso ranking de hospedagens de sites. Se você é usuário de uma das empresas, vote na sua escolha para a melhor hospedagem de sites!



Você também vai gostar de:

Share This