web analytics

O mundo das hospedagens de sites (tal qual tudo que envolve a tecnologia da informação) é cheio de terminologias que podem atordoar os leigos. Ter domínio do que significa cada um destes termos é fundamental para escolher o melhor negócio a se fazer. Hoje, o Dicas de Hospedagem vai explicar o que são três terminologias muito conhecidas em relação a webhosts: VPS (Virtual Private Server), VDS (Virtual Dedicated Server) e VM (Virtual Machine)

 

VPS (Virtual Private Server): esta sigla significa servidor virtual privado e se trata de uma hospedagem emulada por um servidor virtual, que configura um servidor físico através de alguns softwares específicos. O próprio programa de virtualização é utilizado em um sistema operacional comum (como Windows ou Linux). Recentemente, a HostGator lançou planos de hospedagem VPS no Brasil. Veja de forma mais aprofundada o que é VPS nesta postagem

Hospedagem VPS

VDS (Virtual Dedicated Server): já conhecido no Brasil como servidor dedicado, este tipo de serviço é mais poderoso do que o VPS. Uma vez que um servidor é destinado totalmente a um usuário, há muito mais espaço, escalabilidade e flexibilidade de sistema. Estas e outras vantagens estão nesta postagem do Dicas de Hospedagem que fala mais sobre o serviço VDS

Hospedagem Dedicada ou VPS

 

VM (Virtual Machine): esta sigla significa máquina virtual e não se refere a planos de hospedagem de sites. Neste caso, VM se refere a um software que simula as atividades de um computador físico. Exemplo: é possível criar uma máquina virtual (com todas as características de um computador) em um programa acessado de outro computador. Em diversas áreas do TI é preciso se utilizar VM. 

 

Principais diferenças entre os três sistemas

Como vocês viram acima, o VM não é nenhum sistema de hospedagem de sites. Com isso, é o que mais se diferencia dos três “vês” do nosso texto. Entre o VPS e o VDS, as principais diferenças estão em relação ao próprio tipo de serviço oferecido. Se simplificarmos bem, podemos dizer que o VPS é um estágio de hospedagem anterior ao VDS (que é anterior a hospedagem em nuvem). Para quem tem um site no início, o VPS é a melhor opção entre as duas. 

Já quem precisa de um serviço de hospedagem para diversos sites ou um site com muito tráfego, a melhor opção é o servidor dedicado. Vale lembrar que em relação ao preço, o sistema de servidor dedicado é muito mais caro do que o sistema VPS. Compreender estas diferenças entre os tipos de serviços oferecidos é fundamental para você não desperdiçar dinheiro na hora de contratar um serviço de hospedagem de sites. Por isso, fique ligado nas nossas dicas. 



Você também vai gostar de:

Share This