web analytics

Quem está há algum tempo lidando com o mercado de hospedagem de sites sabe que existem alguns termos comuns na área. Tanto que esquecem que nem todas as pessoas sabem o que significa palavras para como “Nome de domínio”, “DataCenter” ou “Nome de Servidor”. Pois esta postagem é dedicada especialmente para quem está sendo inserido no mundo dos webhosts. Vamos explicar o significado de alguns termos bem comuns no mundo das hospedagens de sites.

Para você que está iniciando, aproveite e veja quais são as melhores empresas de hospedagem de sites existentes.

 

O que é Domain Name (Nome de domínio):

O nome pode ser autoexplicativo, mas aí vai: o nome de domínio é o endereço que o seu site é digitado para ser acessado. Ex: o nome de Domínio do Dicas de Hospedagem é https://dicasdehospedagem.com. Ou seja, é sempre o endereço que começa com http ou www e termina com um “.com”, “.net” etc.

O que é Name Server (Nome de Servidor):

Se o nome de domínio é o endereço que digitam para entrar no seu site, o nome de servidor é o endereço no qual o seu domínio está registrado. É a pasta em que ele está armazenado. Fazendo uma comparação, o nome de domíno está para um número de telefone e no nome do servidor está para a lista telefônica.

O que é Suporte técnico:

Este termo não está restrito ao mundo das hospedagem de sites, mas está muito presente neles. Seja qual for o serviço de hospedagem, uso de CMS ou qualuqer outra coisa você vai precisar da ajuda de um especialista em algum desses assuntos. O suporte técnico é justamente o serviço que vai lhe atender. Saiba que mais cedo ou tarde vai ter de ficar frente a frente com eles.

O que é Datacenter:

O termo está tão ligado com hospedagem de sites que o Dicas de Hospedagem fez uma série especial sobre os maiores datacenters do Brasil e do mundo. Datacenter nada mais é do que o local onde os dados de um site, sistema ou qualquer outra coisa ligada à tecnologia virtual está armazenada. Os datacenters estão repletos de racks que contêm os dados dos usuários. Se quiser saber mais sobre datacenters, acompanhe a série completa do Dicas de Hospedagem.

O que é Cloud Computing:

Este termo é novo mas já virou “figurinha carimbada” entre o universo dos webhosts. Trata-se da computação em nuvem, que armazena dados em um ambiente virtual. Ou seja, não precisa de hardware físicos para fazer a armazenagem de dados de clientes. Acredita-se que o Cloud Computing vai se tornar uma das tendências em relação ao armazenamento de dados daqui a alguns anos.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre termos que permeiam o mundo das hospedagem de sites!



Você também vai gostar de:

Share This