web analytics

Se você ainda está aprendendo sobre desenvolvimento web, pode progredir rápido, utilizando o Ruby on Rails.

 

O que é Ruby on Rails, afinal?

O Ruby on Rails é uma plataforma de desenvolvimento web que, de acordo com especialistas, é uma tecnologia fácil de se aprender a usar. Dessa maneira, os desenvolvedores em início de aprendizado podem dominar todas as funções do Ruby on Rails e saber o básico de desenvolvimento web após um curto período de tempo em estudos e, assim, começar a ganhar dinheiro com o que aprenderam.

Ruby on Rails é uma plataforma tão importante que existem hospedagens de sites dedicadas a ela. O Diretório do Dicas de Hospedagem tem uma categoria específica para a linguagem, na qual você pode conferir quais empresas de hospedagem a oferecem e seus respectivos planos.

Mesmo quem nunca criou uma aplicação considera o Ruby on Rails uma ferramenta simples. O desenvolvedor iniciante encontra um sistema simples, com vários modelos de códigos. Desse modo, o ‘calouro’ em desenvolvimento web pode utilizá-los, fazendo pequenas adaptações e produzir algo novo com extrema velocidade. Não à toa, o slogan do Ruby on Rails é ‘Desenvolvimento web sem dor’. Outra vantagem é que o framework é gratuito e de código aberto.

 

Mercado para trabalhar com Ruby on Rails

Com o mercado atual bem movimentado na área de desenvolvimento de páginas a aplicativos para a web, principalmente no ramo empresarial, a tecnologia é uma boa opção para quem deseja se inserir nesse campo. O desenvolvedor que utiliza o Ruby on Rails consegue facilmente decifrar o código de uma página que tenha sido escrita por outro profissional. Assim sendo, um desenvolvedor, mesmo que iniciante e sem muita experiência, pode consertar ou melhorar um código web que não tenha sido criado por ele, sem maiores dificuldades.

De acordo com a própria divulgação oficial do Ruby on Rails, ele “favorece a convenção ao invés da configuração”. Ou seja, ele dá maior acessibilidade ao que o desenvolvedor precisa, sem que ele necessite saber todos os macetes de configuração.

O próprio site do Ruby on Rails (rubyonrails.org), oferece cursos online e tutoriais, para que seu aprendizado seja ainda mais rápido, incluindo uma versão mais cômica do tutorial, entitulado Rails for Zombies (do inglês, Rails para Zumbis), disponível em www.raislforzombie.org – para  caso você saiba inglês, seja iniciante e tenha bom humor.

 

Ok, quero aprender Ruby on Rails!

Se você ficou com vontade aprender rápido e fácil com o Ruby on Rails, basta acessar o endereço eletrônico www.rubyonrails.com.br e clicar no link ‘Download’ ou ‘Inicie’, onde está disponibilizada a versão mais recente do Ruby on Rails. O próprio site também já oferece o download do Ruby e do gerenciador de pacotes padrão Ruby, o RubyGems.

Segundo recomendações da própria página do Ruby on Rails, é preferível que o usuário baixe a versão 1.8.7 ou 1.9.2 do Ruby para utilizar com o Ruby on Rails. A versão 1.8.6. do Ruby, bem como todas suas antecessoras, não são suportadas, bem como a versão 1.9.1.

 

Elogios

Tanta praticidade rendeu ao Ruby on Rails aprovação e elogios de pessoas importantes no mundo do desenvolvimento web, como Tim O’reilly, o fundador da O’Reilly; James Duncan Davidson, o criador do Tomcat e do Ant; Bruce Perens, o criador do termo ‘open source’; Evan Williams, o criador do Blogger e do ODEO; e até mesmo Yukihiro Matsumoto. E você? Já domina o Ruby on Rails?



Você também vai gostar de:

Share This