web analytics

Spam talvez seja um dos termos mais odiados na Internet, e isso não é surpreendente, considerando-se a quantidade de pessoas que perdem horas de trabalho a cada dia na tentativa de prevenir e eliminar spams de suas caixas de e-mail e web sites. O comum spam de e-mail já é ruim o suficiente, no entanto, há outro tipo de spam que é ainda mais irritante, o spam em sites/blogs. Este tipo de spam (normalmente pragas em comentários, mensagens repetitivas de usuários, e uma enorme quantidade de “junk e-mails”) infelizmente é muito mais difícil impedir que o spam de e-mail convencional, que pode ser combatido com uma pasta de spam simples e uma lista negra. As dicas a seguir podem ajudá-lo a superar o spam em websites e manter seu site livre deste tipo desse problema.

Evitar comentários de spam

Existem muitos webmasters que tentarão construir backlinks para seu site, deixando comentários de spam em suas páginas automaticamente com a ajuda de um software automatizado. Para evitar tais ataques de spam, você precisa monitorar ativamente os comentários do seu site, bem como utilizar ferramentas anti-spam do seu painel de controle. Todas as contas de hospedagem web modernas têm utilitários anti-spam como Spam Hammer, que lhe permite definir filtros e evitar comentários que possam ser facilmente identificadas como spam. Por exemplo, você pode criar um filtro para evitar comentários contendo links, o que eliminaria spam, por desencorajar spammers de visitar seu site.

Protegendo formulários de contato

Alguns spammers farão spams no seu site através de formulários de contato, enviando e-mails automáticos e repetidamente, de modo a sobrecarregar sua caixa de entrada e dificultar o seu trabalho de webmaster. É muito importante evitar ataques de spam tão rapidamente quanto possível, especialmente se você tiver um site de comércio eletrônico ou um site que anuncia seus serviços, pois você vai precisar de ser capaz de responder às solicitações dos clientes, o que é extremamente difícil quando sua caixa está abarrotada de lixo eletrônico. Felizmente, você pode definir filtros e seu painel de controle irá manter um formulário único com o endereço IP de quem envia muitos e-mails repetidamente. Isso vai reduzir muito a quantidade de spams que irá receber.

Usando imagens CAPTCHA

Uma das melhores maneiras de impedir os spammers é através do uso de formulários com captcha, que impedem os spammers usuários de softwares automatizados de atacarem o seu site. Captchas são basicamente imagens que contêm letras e números que são difíceis de ler, e quase impossíveis para um software decifrar automaticamente. Assim, usando captchas, você perceberá uma redução bastante acentuada na quantidade de spam automatizado em seu site ou blog. A partir do momento em que os spammers não são mais capazes de usar robôs automatizados para o preenchimento de formulários, criar contas de usuário e postar conteúdo, você estará livre da maioria dos spams em seu site ou blog.

[via:webhostinggeks]



Você também vai gostar de:

Share This