web analytics

O Dicas de Hospedagem mostrou na série sobre como montar o seu e-commerce que um dos melhores caminhos para você ter sucesso com um comércio eletrônico é criar um blog corporativo e utilizá-lo como porta de entrada para o seu site. Muitas pessoas e empresas que têm um site ainda não se deram conta que um blog é muito mais que um espaço informal. Trata-se de um canal de comunicação direta entre empresa e público. Mas você sabe utilizar esta poderosa ferramenta?

Hoje você vai conhecer pequenas dicas que vão fazer o seu blog corporativo se tornar atraente para conquistar e fidelizar visitantes para o seu site. Através de um blog corporativo você pode apresentar os seus produtos e serviços. Pode também criar conteúdo que faça os leitores visitarem o seu site e até comprar algo quando se interessar pelos seus produtos. Algumas dúvidas pintam na hora de criar um blog. Vamos responder as questões mais básicas agora.

Sobre o que devo escrever no meu blog corporativo: Se você tem um site de nicho, o melhor que você tem a fazer é escrever conteúdo relacionado ao do seu site. Dá para seguir três caminhos ao criar conteúdo: fazer dicas, notícias e avaliações de produtos. Dê bastante importância para as dicas relevantes. Se você tem um e-commerce de produtos automotivos, faça um blog com dica de como utilizar estes produtos, invista em contar as novidades e avaliar o que aparece de novidade no mercado.

Qual a relação de um blog de nicho e o Google: Todos já sabem, mas nunca é demais dizer: você precisa “agradar” o Google para ter sucesso. Ter um blog e criar bastante conteúdo segmentado vai fazer os buscadores ficarem alertas em relação ao que sai na sua página. Isto significa primeiras posições no Google e muitas visitas. Só os textos do site não geram conteúdo suficiente para os buscadores ficarem alertas. É aí que entra a função do blog.

Qual a frequência de atualização que deve ter o seu blog: Quanto mais texto você tiver melhor. O ideal seria atualização diária. Isto criaria fidelidade com o seu público alvo e também melhoraria a posição da sua página nos buscadores. No mínimo você deve manter uma atualização semanal para o seu blog. Se você não é bom em escrever textos, pode contratar alguém que faça este serviço. O ramo de web writer tem crescido muito na web.

Agora que vocês já viram um pouco sobre dicas de como montar seu blog corporativo e deixá-lo atraente, vamos mostrar na prática como funciona isto. Veja o exemplo do blog do Instituto de Pesquisas PHD. Ele mantém uma atualização semanal sobre temas relacionados ao mercado de pesquisas. Em algumas postagens, ensina a respeito da metodologia de pesquisa e em outros dá notícias sobre pesquisas. Além disso, há um trabalho com redes sociais que o site faz.

O resultado disso é que o Instituto PHD conseguiu muitas visitas através do blog. O blog acabou se tornando uma vitrine sobre o que é o trabalho feito pela empresa. Por isso, fica a dica: para mostrar eficiência crie uma página que permita a você mostrar pouco mais sobre a sua empresa. E nada melhor que um blog para isto.



Você também vai gostar de:

Share This