web analytics

Dicas para criação de conteúdo para seu siteNunca é cedo demais para começar a planejar. Desde meados de 2012, previsões são feitas acerca das tendências que 2013 trará consigo. Quais são suas previsões, não só para este ano, mas  também para o próximo? Numa época em que a informação viaja na velocidade da luz e empresas dos mais variados setores se engalfinham pelo monopólio da informação, como destacar-se na criação de conteúdo?

Antes de continuar, recomendamos a leitura do artigo a seguir, onde explicamos mais sobre o marketing de conteúdo e como ele pode ajudar sua empresa a atingir a liderança de mercado.

É importante frisar que, nos últimos meses, as empresas vêm se preocupando cada vez mais em desenvolver um conteúdo de qualidade. A necessidade em compartilhar com o público informações sobre o segmento em que seu negócio está inserido mostra-se inteligente, pois um cliente bem informado não só adquire uma visão crítica sobre aquilo que consome, como também terá o discernimento em optar pelo melhor – e todos nós sempre nos esforçamos para sermos os melhores.

 

A relação entre o reconhecimento do público e a liderança de seu site

 

O reconhecimento do público caminha de mãos dadas com o engajamento e a inovação. E, talvez como consequência inevitável, obtemos o sentido e a liderança. Sentido, pois aprendemos não apenas a passar as informações, mas também a pensar em como compartilhá-las. Quanto à liderança, ela engloba não apenas a intenção de qualquer negócio em estar a frente das outras, mas na intenção em tornar-se o provedor número um de informação, o que obriga as empresas a terem uma cautela ainda maior com a criação de conteúdo.

E por que este não deve ser o objetivo desde o início?  Desenvolver um conteúdo completo, inovador e de fácil acesso para o público é primordial, mas antes é necessário traçar um plano meticuloso quanto ao conteúdo e a direção que ele tomará. Joe Pulizzi, fundador do renomado website Content Marketing Institute e autor de dois livros que abordam a criação de marketing de conteúdo, revela que pouquíssimas empresas definem um editorial antes de publicar seus artigos para o público. Dos mil entrevistados em sua pesquisa, apenas 5% tem essa preocupação. Os pontos negativos são gritantes: como se deve fazer a criação de conteúdo sem antes definir um rumo para ele? 

Antes que você nos pergunte, sim, o Dicas de Hospedagem possui uma agenda editorial, feita mensalmente, de acordo com a demanda de interesse de nossos leitores. É uma prática que recomendamos fortemente, pois, além de ser uma das boas práticas de SEO, é uma forma de sempre proporcionar conteúdo de relevância à sua audiência. Aproveitando a deixa, se você gostaria que abordássemos algum tema em específico, fique à vontade em deixar nos comentários! Por falar em SEO, acabo de me lembrar de um excelente vídeo do Rand Fishkin sobre como aumentar as chances de seu conteúdo se tornar viral:

 

 

Identificar, conhecer e definir: as estratégias para desenvolver seu conteúdo com qualidade

 

Conhecer o público alvo e o que ele procura representa a solução mais efetiva para essa questão. Outro ponto importante é a utilidade do conteúdo. Como ele está afetando a vida de quem lê? O usuário que acessa o artigo adquire o conhecimento que comprova a eficácia do conteúdo em apresentar a informação de maneira clara, breve e completa? O assunto abordado pelos artigos é inovador por si só? Muitas vezes, o assunto pode ser corriqueiro, mas a maneira com que é tratado pode diferenciar seu site dos demais.

Essas estratégias podem ganhar ainda mais força quando empresas trabalham em parceria na construção de um conteúdo de qualidade para o público. Muitas delas se esforçam para encontrar fontes informativas e confiáveis para a criação do conteúdo, e a troca de conhecimento entre os profissionais da área pode ser determinante. Neste caso, a união é ainda mais forte do que o sistema de Guest Post já abordado anteriormente no Dicas de Hospedagem. Por que não trabalhar em conjunto com outros sites não competitivos para desenvolver artigos que tragam consigo todos os pontos aqui abordados?

 



Você também vai gostar de:

Share This