web analytics

O portal Dicas de Hospedagem já é reconhecido pela qualidade de seus artigos que são, na maioria das vezes, bem específicos para o público da área de webhosting. Porém, dessa vez decidimos voltar às origens e escrever algo simples como a criação de Blogs. Será que você já sabe tudo?

Primeiramente, para hospedar um blog é necessário ter um planejamento muito cauteloso, porque há muitas opções diferentes disponíveis no mercado. Alguns blogueiros hospedam seu próprio site do seu computador. Esse método economiza dinheiro e permite completa personalização e controle. Apesar destas vantagens, já não é segredo que serviços de hospedagem estão baratos, então aconselhamos que, para evitar dores de cabeça, deixe o trabalho para os profissionais.

Qual software devo utilizar para postar?

A maioria dos donos de blogs escolhem o WordPress como software. WordPress fornece recursos infinitos e, o mais importante de tudo: é gratuito. O programa utiliza muitos recursos, mas geralmente isso não um problema, a menos que o site receba um grande volume de tráfego.

A instalação do WordPress é muito fácil, mesmo para um novato da indústria de blogs. Se o usuário achar o processo for difícil, há serviços como o da BlogLite, que promete instalar e configurá-lo para o usuário. Há ainda a alternativa dos sites WordPress.com e Blogger.com. Uma grande vantagem destes dois sites é que eles são facilmente indexados pelos motores de busca.

Pense como uma experiência

Todo o processo de criação de blog e hospedagem é uma experiência. Você faz várias tentativas, muda texto, layout, etc e no final das contas acaba optando por uma coisa bem diferente do que imaginava. Nada no processo de blogar é permanente, então sinta-se livre para experimentar diferentes combinações de características. Além disso, a adição de conteúdo de alta qualidade aliada à uma boa campanha de SEO é a chave para ter seu blog visto por muitos visitantes.

Trate seu blog como algo que seja importante, mas não complexo. Pouco conhecimento técnico é necessário para começar um blog, você só precisa ter uma idéia, compromisso, e um computador. Depois de ter o site funcionando você decide até onde você quer levá-lo. Muitos blogueiros utilizam seu site para libertar frustrações, discutir um assunto importante ou simplesmente fazer uma tentativa de ganhar dinheiro.

Uma vez que você adquire o seu primeiro leitor e começa a construir uma base de assinantes, você está no caminho certo para alcançar seus objetivos. À medida que aumenta o tráfego, pense em atualizar seu plano de hospedagem para não ter imprevistos.

Passo-a-Passo

Para começar, registre seu próprio domínio e nunca, JAMAIS use um serviço gratuito se quiser ter sucesso. Isso permite o controle completo sobre todos os aspectos do seu blog. Comece com um plano de hospedagem compartilhada. À medida que aumenta o tráfego, consulte seu provedor de hospedagem para saber qual o plano mais adequado.

Felizmente, existem inúmeras fontes disponíveis na internet que podem responder a quase qualquer pergunta que você tem. É muito interessante e recomendável se registrar em fóruns e blogs como WordPress.com, pois existem muitos blogueiros mais experientes que podem ajudá-lo. Seja qual for a decisão que você faz, se você levar a sério, logo terá milhares de visitantes ávidos por ler seus textos e, quem sabe, te gerando uma grana extra!

[via:webhostinggeeks]



Você também vai gostar de:

Share This