web analytics

O mercado de revendas de hospedagem está em franco crescimento no Brasil. O portal Dicas de Hospedagem vem acompanhando tal crescimento, tendo oferecido já artigos diversos sobre o tema, e mais recentemente o primeiro ranking nacional de revendas de hospedagem.

A grande realidade é que o mercado tem bastante espaço para pequenos negócios de hospedagem, e de fato a facilidade em iniciar no ramo através de revendas está trazendo uma grande diversidade de serviços no Brasil, mercado antes dominado apenas por ‘big players’ com preços elevados e poucos diferenciais. A maior diversidade de pequenas empresas não é, portanto, apenas um fator de maior competitividade no cenário de hosting, mas a chance de criar uma cultura no Brasil de que ter um site não é mais algo limitado a grandes empresas e profissionais liberais. A queda de preços, a popularização de ferramentas como construtores de sites e plataformas CMS (Joomla, WordPress, Drupal, etc) tornaram a presença na web uma realidade para virtualmente qualquer brasileiro.

Muito dessa mudança de cenário, mais uma vez, está ligada à facilidade em se iniciar um negócio de hospedagem de sites. Atualmente, as melhores empresas de hospedagem oferecem planos atrativos de revenda, que incluem desde licenças de gerenciadores e painés de controle (cPanel para os clientes, e WHM para os revendedores) até licenças de plataformas profissionais de cobrança e gerenciamento, como o conhecido WHMCS. Os preços dos planos de revendas também são extremamente atrativos – alguns dos mais básicos começam em apenas R$19,99 por mês -, tornando o custo inicial deste tipo de negócio muito baixo.

Mas nem tudo são alegrias: hospedar bits & bytes exige alguma solidez no conhecimento de como a área funciona, tanto em termos técnicos quanto em termos de gestão. E a grande realidade é que a maioria dos que iniciam uma revenda não estão preparados para mantê-la, o que é provavelmente a causa mais comum da desistência precoce desse tipo de empreendedor. Os revendedores de primeira viagem não estão preparados para lidarem com fatores como concorrência, diferenciais, design de planos e preços, publicidade, atendimento ao cliente, monitoramento dos sistemas, e outros tantos fatores necessários para o bom sucesso de uma empresa de hosting (mesmo as “nano”-empresas).

A síndrome do primeiro cliente pode ser outro agravante aos despreparados: embora você tenha planejado com alguma antecedência como tudo iria funcionar, acaba por se surpreender com os problemas da vida real ao lidar com pessoas de verdade. Sites fora do ar (mesmo que por culpa do cliente), e-mails que não funcionam, dúvidas básicas que tomam muito tempo do suporte, etc, etc. É preciso ter fôlego para lidar com o fluxo de informações e a demanda por urgência.

Esse cenário não precisa ser um pesadelo, entretanto. Há numerosos casos de sucesso no ramo – pessoas que passaram pelas adversidades mais comuns e que usufruem hoje de um negócio estável e lucrativo. Pensando nos casos de sucesso, e na necessidade urgente de oferecer formação de alto nível para iniciantes na área, a equipe do portal Dicas de Hospedagem está planejando uma série extensa de artigos de alta qualidade especificamente sobre como administrar uma revenda de hospedagens com sucesso. E embora os iniciantes sejam o público-alvo, certamente os revendedores mais experientes encontrarão valiosas informações.

O formato do curso não seria como uma “apostila” ou livro, embora o material possa ser compilado como tal posteriormente. A idéia é oferecer uma área Premium no site, com artigos de publicação freqüente, organizados por categorias. Os artigos seriam maiores que o habitual, e incomparavelmente mais densos em informação e dicas preciosas. A idéia de formação continuada é muito mais adequada do que um curso fechado, e garantiria que informações novas estivessem sempre acessíveis aos revendedores. Naturalmente, o acesso a tal material seria cobrado, possivelmente através de uma taxa trimestral, o que garante que o usuário terá acesso a um bom número de artigos inéditos. A área premium naturalmente começaria a funcionar com vários artigos disponíveis, com outros inéditos sendo publicados com freqüência definida.

Como será o curso sobre revendas de hospedagem?

Para que se tenha uma idéia do diferencial dos artigos que pretendemos oferecer, eis apenas alguns dos tópicos que serão abordados:

  • Gerenciando campanhas de publicidade (como pagar menos de R$0,20 por clique no AdWords e gerar um incrível tráfego qualificado, entre outras dicas valiosas)
  • Técnicas para aumentar a conversão do seu site (muito além do SEO!)
  • Como coordenar suporte técnico sem ter que contratar uma equipe para isso (essas dicas vão salvar seu tempo!)
  • Como integrar sistema de pagamento, sistema de gestão do servidor e site principal (garanta um funcionamento transparente do seu serviço)
  • Os melhores serviços para contratar contas de revenda (veja comparativos e uma análise sincera dos principais fornecedores)
  • Táticas promocionais para conseguir volume de vendas
  • Parcerias que funcionam de verdade (sem apelar para “me linka que eu te linko” e outras técnicas inúteis)
  • Uso das redes sociais para alavancar os negócios (não basta criar um perfil em todos as redes sociais, é preciso saber usar essa poderosa arma!)
  • Dimensionando os planos (aprenda táticas baseadas em psicologia para criar planos atrativos e que não deixam seu potencial cliente confuso)
  • Agregando valor ao seu negócio de hospedagem (você quer ser o hosting mais barato do mundo ou o mais seletivo? Não importa qual a sua escolha, tem clientes esperando por você!)
  • Dicas valiosas para aumentar o valor médio de compra por cliente
  • Dicas de fluxograma de processos do serviço
  • Dicas para lidar com os novos clientes – questões de segurança (proteja-se! Isso lhe evitará dores de cabeça no futuro)
  • Mercados de nicho e diferenciais do seu negócio (aprenda o que negócios de sucesso levaram anos para descobrir!)
  • Monitorando o sistema e evitando downtime (aprenda a manter o controle e saber dos problemas ANTES dos seus clientes)
  • Revenda como opção para webdesigners freelancers (se você não quer se dedicar apenas a hosting, aprenda a capitalizar todos os processos, desde o desenvolvimento até a publicidade do seu cliente!)
  • Dicas de organização para empresários da área de hosting e freelancers
  • Estratégias de nicho avançadas e pesquisa de palavras-chave (domine os sites de busca antes do seu concorrente!)
  • Tutoriais, entrevistas, estudos de caso…
  • … e muitos outros tópicos sobre dicas e táticas para questões técnicas, administrativas, de marketing, organização, etc. Sem contar os cartões de referência para o AdWords, fluxograma de processos para pequenas empresas de hospedagem e um cartão de referência de atividades sensíveis ao tempo nos processos.

Como é possível ver, trata-se de uma abordagem realmente inédita e diferenciada. São técnicas usadas por negócios altamente efetivos, e que podem ser aplicadas facilmente no seu novo negócio de hospedagem. E o melhor: você não precisa aplicar tudo de uma vez. Para manter a eficiência de custo e tempo, selecione o que mais funciona para seu caso e aplique!

Este curso está em preparação, mas gostaríamos muito de saber se você, revendedor ou interessado em revenda de hospedagens, tem interesse em participar. Este curso está sendo projetado para as pessoas que realmente querem fazer sucesso com suas revendas, e que estão comprometidas em ter um negócio diferenciado e à frente da concorrência. Se você acha que se qualifica para isso, escreva-nos para contato@dicasdehospedagem.com e diga-nos por quê esse curso o ajudaria.

Atenção: o curso NÃO está pronto. Esta é apenas uma consulta pública. Se houver interesse dos leitores, lançaremos o curso. Se não houver participantes suficientes, lançaremos o curso em livro no Brasil e no exterior, onde já estamos viabilizando a publicação. Mas, de todo modo, se houver interesse expressido dos leitores, vocês terão acesso antes de todo mundo, e o livro só sai em 2011.

Então manifeste-se! Escreva-nos hoje mesmo!

.



Você também vai gostar de:

Share This