web analytics

Escolher a extensão de domínio para um site é geralmente uma tarefa muito simples para a maioria das pessoas, pois muitos webmasters tendem a procurar por domínios .com por serem os mais populares. No entanto, o .com pode não ser sempre a melhor decisão, especialmente se você quiser que o seu nome de domínio represente o seu site da melhor forma possível. Escolher uma extensão de nome de domínio exige um conhecimento sobre a finalidade de cada extensão, e como eles devem ser usados. Isso é preciso ser ressaltado, posto que a maioria das pessoas não conheça o verdadeiro significado de uma extensão de domínio, assim, é extremamente importante que se conheça as devidas finalidades, especialmente se você deseja que ele represente sua empresa ou organização corretamente.

O Significado das Extensões de Domínio

Existem atualmente mais de 200 extensões de domínio diferentes disponíveis, a maioria das quais são específicas para países ou regiões. Veja alguns dos mais populares:

  • O domínio .COM deve ser usado para representar um site comercial, o que significa que você estará lucrando com o site, apesar da maioria dos sites usarem a extensão sem o saber;
  • .CO representa uma empresa ou corporação;
  • .BIZ representa negócios;
  • .ORG representa organização;
  • .NET representa ‘network’;
  • .ME representa sites pessoais;
  • .INFO representa sites de informações.

Estes são os principais (e mais populares) tipos de extensões de domínio. A maioria das pessoas tende a escolher um destes por nenhuma razão além da preferência pessoal. É importante firmar que não é obrigatório ter um tipo específico de site para utilizar essas extensões, e é justamente por isso que muitos sites acabam por adotá-las de forma equivocada. Ultimamente, o tipo de extensão de domínio que você usa é unicamente relacionado com sua preferência pessoal e necessidades.
Comprando mais de uma extensão

Muita gente decide comprar mais de uma extensão de domínio para seu site ou negócio online. Isso permite ter vários sites que têm a mesma marca ou reconhecimento. Ele também mantém longe os concorrentes de comprar sites que são muito semelhantes ao seu, em uma tentativa de roubar um pouco de sua popularidade e tráfego de web. Por exemplo, se você possui um site intitulado “exemplo.org”, então seu concorrente pode se apressar e comprar o “exemplo.com”. Felizmente, a maioria das empresas de registro de domínio vendem pacotes que incluem várias extensões de domínio por um preço com desconto.

Conclusão

Embora seja possível escolher qualquer extensão de domínio que você desejar para seus sites, o ideal é escolher aquela que mais se encaixa nos reais objetivos do seu website, tornando-o mais profissional. Uma extensão .COM usada para representar um site que está promovendo uma organização sem fins lucrativos não faria muito sentido, podendo passar uma mensagem equivocada aos visitantes, o que leva à perda de credibilidade e dificuldade de fixação da marca.

[via: webhostinggeeks]



Você também vai gostar de:

Share This