web analytics

Você precisa Cloud Hosting?

Serviços de hospedagem “na nuvem” têm gerado uma série de novidades nos últimos tempos. Independentemente de ter ou ouvido falar deste tipo de oferta, você provavelmente está mais familiarizado com ele do que você pensa. De fato, se você usa o Gmail para verificar seu webmail, Flickr para compartilhar fotos e realizar pesquisas online com o Google, você está fazendo uso de serviços que utilizam a infra-estrutura de hospedagem em nuvem. Vamos dar uma olhada nesta forma de hospedagem para ver o que a “nuvem” tem para oferecer.

 

O que é “Cloud Hosting”?

Cloud computingTambém conhecido como cluster de hospedagem, hospedagem em nuvem é uma solução que muitas vezes usa a tecnologia de virtualização para facilitar balanceamento de carga, segurança e recursos do sistema ao longo de vários servidores. Isto significa basicamente que, em vez de depender de um único servidor, o seu site e aplicativos podem se beneficiar dos recursos de vários servidores ao mesmo tempo. No ambiente típico de hospedagem compartilhada, um website está limitado à largura de banda, espaço em disco, memória RAM, capacidade de processamento e outros recursos alocados para a máquina física. Cloud Hosting é um conceito de hospedagem que se livra dessas limitações, proporcionando-lhe o acesso sob demanda a uma infra-estrutura que é praticamente inesgotável. A estrutura simples da nuvem torna mais fácil escalar para cima ou para baixo, com base em suas necessidades individuais.

 

Quem precisa de Cloud Hosting?

Ao longo dos anos, um número incontável de sites têm sido vítimas de seu próprio sucesso. O site está no ar, e então de repente acaba sofrendo por causa do seu súbito aumento de popularidade e tráfego. O ambiente em que esta situação ocorre com mais freqüência é em hospedagem compartilhada. Uma vez que o seu site exceda os limites de um único servidor físico, ele é suscetível à asfixia. A hospedagem em nuvem é a alternativa perfeita, já que lhe dá acesso a um cluster de servidores, permitindo que seu site se beneficie de mais largura de banda, memória RAM, capacidade de processamento e outros recursos que pode exigir. Se a popularidade de seu website diminui um pouco, você pode facilmente reduzir os recursos usados e torná-los disponíveis para outros usuários da nuvem.

 

Existem outros benefícios?

Serviços de hospedagem na nuvem oferecem benefícios a partir de diversos ângulos . As vantagens mais óbvias são a sua escalabilidade e eficiência de custos. Sendo a computação em nuvem uma tecnologia altamente escalável, sites e aplicações podem ser expandidos consideravelmente graças aos recursos adicionais. Lidar com respostas lentas e falhas freqüentes, apenas porque o seu site registou um aumento repentino no tráfego, é uma coisa comum no ambiente de hospedagem compartilhada. A escalabilidade da nuvem permite que você evite esse problema  facilmente. Outro grande benefício da hospedagem na nuvem é o modelo pay-per-use (pague por uso) flexível. Ao inscrever-se com um provedor, você só é cobrado pela quantidade de poder computacional que utiliza, da mesma forma como você paga sua conta de energia elétrica. Você não tem que arcar com os custos de locação e manutenção de um servidor caro e complexo dedicado apenas para melhorar o desempenho. Estes são alguns dos muitos benefícios deste tipo de hospedagem de sites.

Entretanto, se você quer apenas hospedar um site/blog pessoal ou corporativo que não tenha dezenas de milhares de visitas por dia, não se preocupe, a hospedagem compartilhada (mais usada) será suficiente para suas necessidades, e possibilitará uma migração tranquila para um serviço de cloud computing no futuro, se necessário.

via: [ Webhostinggeeks]



Você também vai gostar de:

Share This