web analytics

A escolha do servidor de hospedagem de sites é importante?

Nessa publicação, falaremos de um dos fatores que podem auxiliar no sucesso do site de sua empresa na Internet, mas que é constantemente ignorado por grande parte dos usuários: a localização do servidor da sua hospedagem.

Quando nos referimos à localização do servidor, falamos do ponto geográfico em que o mesmo se origina. Numa época em que investimentos em tecnologia e cloud computing revelam-se mais altos do que nunca, não se preocupar com a localização do servidor contratado por você é o mesmo que colocar em risco seu website.

 

Ranking top 10 hospedagem de sites

 

Compreendendo a importância da localização do servidor

 

Com a popularização do cloud computing, surgem algumas implicações legais que as empresas de hospedagem devem sinalizar como importantes para seus clientes. Os usuários que buscam por um servidor, por sua vez, devem se preocupar com essa questão na hora de optar por uma determinada empresa.

Se todos os seus dados ficarão armazenados no sistema de nuvem, é preciso procurar por um servidor estável e de localização satisfatória. 

 

 

E o que seria uma localização satisfatória?

 

Primeiramente, opte por regiões que não sofram com catástrofes naturais, como terremotos, enchentes ou furacões. Considere também a estabilidade política e econômica do país em questão. Um sistema legal eficiente é essencial, pois gera como consequência baixas taxas de corrupção e de criminalidade.

O melhor servidor deve ser seguro

Atualmente, um país que possui todas essas características e é apontado como uma das melhores localidades para manter um servidor é a Suíça.

 

 

Mas e na prática, o que eu ganho com uma boa localidade?

 

Como escolher o melhor servidor de hospedagem?Dentre as diversas vantagens, a segurança e confidencialidade dos dados de seu site destacam-se. Pense bem: você utiliza e-mails, chamadas de voz, salva arquivos importantes e realiza diversas outras tarefas que ficam armazenadas no servidor. Imagine perder tudo repentinamente devido a um determinado evento que não tem nenhuma ligação com você?

Além disso, você não vai querer um governo com um potencial regime antidemocrático acessando informações que você tem a opção de manter ou não confidenciais, não é? Pois é, nós também não!

Só para ter uma ideia de como essas ações poderiam ser danosas para seu site, você se lembra do projeto de lei CISPA? Pois então… Imagine algo de magnitude ainda maior acontecendo na Internet e ainda sendo aprovado e constantemente praticado pelo governo?

Outro ponto importante é a taxa de eficiência do site, que demonstra crescimento contínuo com servidores bem localizados. O mesmo acontece com possíveis transações realizadas no site. Um servidor de boa localidade agiliza processos como esse.

O interessante é que parte de sua estratégia de TI pode ser definida a partir da localização do servidor de seu site – e se você não sabe como obter essa informação, pode utilizar essa ferramenta:

 

Localize o servidor do seu site

 

Você considera essas informações válidas? Consegue enxergar como a localização de um servidor pode auxiliá-lo na manutenção e no bom funcionamento de seu site? Compartilhe sua opinião com os outros leitores através de seção de comentários!

 

 

[Via: dailyhostnews] 



Você também vai gostar de:

Share This