web analytics

O crescimento dos dominios ORG

Relatório mostra crescimentos nos domínios .ORG em 2013

Escolher o domínio ideal. Esse é um assunto recorrente aqui no Dicas de Hospedagem, e não é a toa: o primeiro contato que o usuário tem com seu website, antes mesmo de acessar a homepage do mesmo, é com o domínio. Ele deve ser simples, fácil de ser lembrado e ter uma relação direta com o que sua empresa representa. Se a terminação .com ou .com.br já é utilizada, é sempre possível procurar por terminações alternativas, como .net ou .org.

Hoje, entretanto, estamos alegres em deixar o aspecto comercial de lado e divulgar a nota publicada através do relatório bianual The Dashboard. Nele, foi registrado o aumento crescente do domínio .ORG na rede durante o ano de 2013. Isso significa uma mudança bem-vinda na ideia do que um site objetiva e qual é o seu impacto na vida dos usuários que o acessam diariamente.

Mais informações a seguir!

 

 

O que é o The Dashboard?

 

O The Dashboard é um relatório publicado a cada dois anos pelo operador sem fins lucrativos que modera o domínio .ORG, Public Interest Registry. Nesse relatório, é medido o número de terminações .ORG registradas num determinado período e, felizmente, foi notado um aumento no ano de 2013.

A medição do The Dashboard registrou um aumento de 2,6% de domínios .ORG em 2013. Em números, são exatamente 206.542 novos domínios, totalizando mais de 10.346.000 terminações .ORG. Além disso, outro dado apontado pelo relatório é o número de renovações: 85% dos registrados .ORG renovaram seus domínios por mais três anos, pelo menos.

Crescimento dos domínios ORG

O crescimento notável se deu principalmente fora da América do Norte, com quase 40% de registros .ORG. A Ásia desponta como uma das regiões com o maior número de domínios .ORG. China, Japão e Índia somam, juntos, 6% do total – e todos estão no top 10 de países com o maior número de terminações .ORG, já que a Índia subiu da décima primeira para a décima posição do ranking com um aumento de 50% nesse domínio. Outros países presentes nesse ranking são Reino Unido, Alemanha, Canadá, Austrália e França, respectivamente os cinco maiores com exceção dos Estados Unidos.

Estatísticas crescimento de dominios ORG

Do total de domínios .ORG, 20% representam wikis (coleções de documentos em hipertexto, colaborativos ou não) e páginas voltadas ao open source. Instituições de arte e proliferação da cultura, grupos educativos e de caridade, organizações científicas e clubes de recreação aparecem em seguida, com 8% cada.

 

 

O que a terminação .ORG representa?

 

Utilizando o relato do próprio CEO da Public Interest Registry, Brian Cute, falaremos mais sobre a ideia por trás da terminação .ORG:

“Historicamente, .ORG tem sido a opção de diversas organizações sem fins lucrativos espalhadas pelo mundo todo. Enquanto a credibilidade é mantida até hoje, é evidente que o domínio .ORG se amplia entre os usuários que focam em suas paixões, suas ideias e suas missões. Mais do que nunca, vemos que é no domínio .ORG que a ação começa – para instituições de arte e de cultura, clubes, grupos de esporte, de educação e voltados para a defesa do meio-ambiente, assim como organizações científicas, filosóficas e religiosas. É também o domínio ideal para o bem social ou o empreendedorismo social porque .ORG é para empresas que pensam diferente.”

E o futuro parece brilhante, já que Brian Cute mostra-se otimista para o ano de 2014. Ele prevê novos patamares no objetivo da Public Interest Registry em manter o domínio .ORG como o mais confiável para todo mundo, desde as grandes corporações até indivíduos e negócios em geral. Além da manutenção do domínio .ORG, Cute planeja o lançamento de quatro outros domínios em devanagari, cirílico russo e caracteres simplificados chineses.

De fato, o otimismo de Brian Cute tem fundamento!

 

 

Sobre o Public Interest Registry

 

 

Corporação sem fins lucrativos que opera o domínio .ORG, o Public Interest Registry foi fundado pela Internet Society em 2002 com o objetivo de fortalecer as instituições não comerciais e mantê-las de forma eficiente na web, além de se posicionar como líder entre os investidores da Internet em relação a política de sistema de domínios.

Para saber mais sobre o Public Interest Society, basta acessar a página oficial do grupo clicando aqui.

Gostou da proposta por trás do domínio .ORG? Percebe como cada vez mais pessoas e empresas optam por essa terminação? Por que não direcionar algum projeto relacionado à sua empresa a essa proposta social?

Fica aí a ideia!

 



Você também vai gostar de:

Share This