web analytics

A importância de registrar múltiplos domínios para proteger a sua marca

Esse é um assunto recorrente aqui no Dicas de Hospedagem – o que apenas comprova sua importância. O domínio representa o primeiro contato do público com seu site. É a porta de acesso e, ao mesmo tempo, aquilo que será divulgado para as outras pessoas. Por isso, criar urls que façam referência à você e que, ao mesmo tempo, sejam fáceis de lembrar, é sempre uma boa pedida.

Outro fator interessante para um domínio é a singularidade. Você como “empresa A” não gostaria que existissem outras urls com o nome “empresa A” também, pois esse nome deve fazer referência apenas a você. É uma garantia ainda maior de que você será lembrado e que o nome em questão remeterá apenas à você ou sua empresa.

Logo, partimos para a primeira pergunta…

 

Top Level Domains

 

Como ser único na Internet?

 

Num primeiro momento, considere todos os aspectos legais necessários para criar um bom domínio. Isso inclui a checagem de marcas registradas e o sempre inoportuno “cyber squatting”. Quando estiver ciente de que tudo está nos conformes, pense num domínio que se refira à sua empresa e, ao mesmo tempo, seja curto o suficiente para ser lembrado. Se o nome de sua empresa for muito longo, utilize siglas ou abreviações, por exemplo. É possível usar também algum produto comercializado ou um serviço prestado por sua empresa.

Agora, partimos para o segundo ponto: as TLDs (veja aqui uma lista). Abreviação para top-level domains, tratam-se de terminações para a url de seu site. O .com do Dicas de Hospedagem é um exemplo de TLD, assim como o .org do Wikipedia ou o .com.br do Facebook. E onde queremos chegar com isso?

Lançamos, então, a segunda pergunta…

 

 

Você sabia que é possível existirem dois nomes de domínios iguais com TDLs diferentes?

 

Utilizando ainda o exemplo da “empresa A”, pense na possibilidade de dois sites: o www.empresaa.com e o www.empresaa.net. Como as pessoas saberão qual desses dois domínios é o domínio de seu site? Bem, elas simplesmente não saberão… Logo, como evitar esse problema?

Há um jeito…

 

 

Registre todos os domínios possíveis com o nome de seu site!

 

Se você acompanha o Dicas, provavelmente já se precaveu contra os principais problemas acarretados por domínios e já possui um bom domínio que vale a pena ser mantido. Logo, como protegê-lo? Uma maneira eficaz de se precaver é registrar todas as TDLs possíveis com o nome de seu site. As melhores empresas de hospedagem de sites oferecem o serviço de registro de domínio.

 

Registro de Domínios na HostGator

 

 

Ainda não ficou claro?

Ok, pense nas seguintes urls:

 

www.empresaa.com

www.empresaa.com.br

www.empresaa.net

www.empresaa.org

 

Consideremos que sejam quatro sites diferentes pertencentes a quatro empresas diferentes. Como se destacar? Como ter a garantia de que o usuário acessará o seu site, sendo que existem no mínimo outros três semelhantes a ele? É para evitar isso que recomendamos o registro de todos esses domínios.

Apenas imagine se as quatro urls pertencessem a você, e todas redirecionassem para o seu site. Seria muito mais fácil controlar o tráfego, o que afetaria positivamente seu SEO. Além disso, seria uma garantia de que nenhum outro site possuísse o domínio semelhante ao seu. É a preservação da marca e a proteção de sua identidade na Internet.

Não se esqueça, porém, de utilizar apenas um domínio para divulgação para o público. Não é porque você possui várias urls que redirecionam para um só website que todas elas devem ser repassadas para os usuários. Isso atrapalharia tanto quanto a primeira possibilidade que citamos acima. Registre o máximo de domínios que puder, redirecione-os à uma única página, mas divulgue apenas um deles. Essa é a ideia!

Em um primeiro momento pode parecer caro (e é!) mas é um investimento na sua marca, que vale a pena. O ideal é que você registre todos ao mesmo tempo, já que a maioria das empresas de registro oferecem bons descontos.

Se você ainda possui alguma dúvida sobre domínios ou gostaria de compartilhar alguma experiência referente à tortuosa tarefa de criar o domínio perfeito, participe através dos comentários!

 



Você também vai gostar de:

Share This