web analytics

Um dos pontos mais importantes na hora de iniciar um novo site é a escolha dos softwares que serão utilizados na administração da página web. Uma das ferramentas mais importantes é a de administração de bancos de dados. No artigo de hoje, o Dicas de Hospedagem vai mostrar quais são os principais aplicativos que cumprem esta tarefa. Para quem não sabe, é no banco de dados que ficam todas as informações do CMS, postagens, plugins e todas as configurações do seu site. Vamos aos itens. 

O MySQL é o mais popular servidor de banco de dados da web, e também é muito fácil de gerenciarMySQL: é um dos mais populares programas de administração de bancos de dados que existe. O MySQL é feito totalmente em código aberto e é a principal opção para se trabalhar em conjunto com o CMS WordPress. As grandes vantagens do MySQL é o uso de poucos recursos de memória, ótimo desempenho e estabilidade e a facilidade de administração. Tanto que as empresas do Ranking de Hospedagem colocam o MySQL como primeira opção. 

O MySQL é utilizado principalmente em hospedagens Linux, mas existem versões deste servidor para bancos de dados que também são voltados para hospedagens feitas em Windows. Este aplicativo é perfeito para quem não sabe qual é a melhor opção de servidor de bancos de dados. Ou seja, o Dicas de hospedagem recomenda que na dúvida (principalmente se for com hospedagem Linux e CMS WordPress) se utilize o MySQL como servidor de bancos de dados. 

PostgreSQL: O maior concorrente do MySQL é o PostgreSQL. Também feito em código aberto, este aplicativo gerenciador de bancos de dados é ideal para usuários que têm mais conhecimento neste tipo de software. O PostgreSQL é indicado para quem utiliza sistemas mais avançados em seu site. Com ele é possível trabalhar em diversas linguagens de programação como o PHP (do WordPress e do Joomla), Phyton, Java, Perl e outras. A maioria das hospedagens também dão suporte para o PostgreSQL. 

Microsoft Access: Muito provavelmente o sistema de gerenciamento de banco de dados mais conhecido entre os leigos no assunto. A maioria dos cursos de informática ensina a mexer neste software. Obviamente, o Microsoft Access é voltado diretamente para hospedagens Windows (os outros dois anteriores são mais utilizados juntamente com os planos Linux). Como é um programa pago, o Microsoft Access é recomendado principalmente para pessoas com objetivos que exijam o uso da plataforma. 

Existem algumas outras opções para servidores de bancos de dados como o SQL Server, o Apache e o Firebird. Porém, as principais opções que você vai encontrar para o seu site são estes três. Se é inexperiente, opte pelo MySQL. Se for usuário avançado e tem um projeto de site mais elaborado (ou em uma linguagem de programação mais específica), escolha o PostgreSQL. No caso de usar hospedagem Windows, pode optar pelo Access. Dificilmente você vai sair destas três escolhas. 

E você, conhece mais algum servidor de banco de dados? Deixe seu comentário ou envie um email pra gente.



Você também vai gostar de:

Share This