web analytics

Já aconteceu do seu site sair do ar e, desesperadamente, você tentar encontrar o motivo do problema com a sua empresa de hospedagem e ninguém te dar resposta? Saiba que se isso aconteceu com você, o problema pode estar em uma causa inimaginável.

O post de hoje do Dicas de Hospedagem vai falar justamente sobre os casos mais curiosos (alguns até engraçados!) que derrubaram data centers mundo afora. Divirta-se. E se souber de mais algum caso, compartilhe conosco nos comentários. 

 

1 – Esquilos

O desenho Tico e Teco mostrava as estripulias de dois esquilos que deixavam todos loucos. Se ainda estivesse sendo produzido, um bom episódio seria o “Tico e Teco derrubam o data center”. Esquilos são os inimigos número 1 dos data centers. Os animais são campeões em roer cabos de transmissão de dados achando que se trata de uma espécie diferente de árvores. Há alguns anos, o Yahoo! ficou fora do ar por causa dos sapecas animais. 

 

2 – Caçadores

Os inimigos dos esquilos também são inimigos dos data centers. No Oregon (EUA), o período que mais apresenta problemas de queda de transmissão de dados é a temporada de caça. Cabos são delicados. E ursos lutando pela sobrevivência e caçadores não são. O resultado dessa equação foi um prejuízo de 600 milhões de dólares para o Google no data center localizado nesta cidade em 2011. 

 

3 – Raios

Sabe aquele ditado “um raio não cai duas vezes no mesmo lugar”. Pois isso definitivamente não se aplica a data centers. Por incrível que pareça, sites como Pinterest, Instagram e Netflix já ficaram fora do ar por causa de raios. O grande número de cabos é um chamariz para este tipo de acidente. 

 

4 – O botão de autodestruição

O famoso botão “vermelho” que serve para paralisar um serviço também pode causar a queda do seu site. Uma vez isso aconteceu. Trata-se da história de um garoto que começou seu primeiro estágio. Mas ele achou o trabalho de administrar um data center muito chato. Sem poder assistir TV ou ouvir música enquanto fazia tarefas repetitivas (no caso, desembalar e instalar novos servidores), ele apertou o botão de emergência do local. O data center todo foi desligado, causando um prejuízo imenso. E o rapaz, é claro, foi demitido e provavelmente nunca mais trabalhou com isso =P. 

 

5 – Ladrões

Por incrível que pareça, o seu site pode cair por causa de larápios. Isso aconteceu na Dinamarca, quando ladrões invadiram um data center e roubaram cartões de rede. Os serviços chegaram a sair do ar. Deixa a moda pegar no Brasil, que daí sim teremos problemas em sites hospedados por aqui. 

 

 6 – Explosões

O último motivo bizarro da nossa lista são as explosões. Em um local com equipamentos que superaquecem, há sempre o risco da temperatura subir literalmente. Foi o que aconteceu neste mês em um data center canadense. Nele, a temperatura subiu e os serviços caíram.



Você também vai gostar de:

Share This