web analytics

Nas duas últimas semanas a série sobre os maiores datacenters do mundo mostrou os dois locais no Brasil que detém o título de eficiência energética Tier III (se você quer saber um pouco sobre classificações de datacenters, veja esta postagem do Dicas de Hospedagem). Nesta semana, nós vamos mostrar outro centro de processamento de dados que também está prestes a conseguir o título de Tier III no Brasil: é o datacenter da Alog do Brasil.

A empresa conta atualmente com 1.200 clientes corporativos no país e oferece os serviços de cloud computing, hosting, collocation, entre outros. A Alog tem dois datacenters construídos: um no Rio de Janeiro e um em São Paulo. Está prestes a construir um terceiro centro de processamento de dados na cidade de Barueri, no luxuoso bairro do Tamboré. Agora vamos falar um pouco de como é a infraestrutura do CPD da Alog.

O datacenter da Alog é em um prédio com nove andares (e um subsolo), sendo que em cinco deles ficam localizados os servidores. Dois ficam com as usinas de energia e mais três andares são dedicados aos escritórios, salas de contigência e o centro de operações do locais. Os três datacenters (incluindo o de Tamboré) somam no total 16 mil m² de área construída e capacidade total para nada menos do que 56 mil servidores. O investimento nos locais chega a 50 milhões de reais.

Os primeiros andares do datacenter Alog ficam com as salas de contingência, que são utilizadas pelas empresas parceiras que necessitam de uma estação de trabalho para emergências e também o Host Operation Center. Neste local é feito o gerenciamento do que acontece no CPD. Só para fazer uma complementação: segundo a empresa, o local segue alguns padrões de segurança internacionais como os para entrada limitada de pessoas, câmeras com detecção de movimento e equipes de segurança.

As áreas de armazenamento de energia do datacenter da Alog ocupam os dois andares seguintes do prédio. O sistema de fornecimento de energia do local é 24x7x365. Ou seja, se mantém ligado o tempo todo. Duas subestações da Light (empresa de energia) são conectados ao prédio. Além disso, há no-breaks com autonomia de 90 minutos para o caso de falta de energia e também 4 geradores próprios de 480 KVA, que são capazes de manter o local alimentado de energia por uma semana.

Os cinco andares seguintes são dedicados exclusivamente para os servidores. Como o local é o principal do datacenter, também merece atenção especial. Há a colocação de aparelho de rede e links redundantes no local. Os andares dos servidores também contam com sistema especial de detecção de incêndios. Este sistema extingue o fogo com um gás chamado FM200, que não danifica os racks. A empresa também garante trabalho com fibra ótica que mantém os dados em alta velocidade.

Para terminar o tour pelo datacenter Alog, no último andar fica o escritório da empresa. Lá é que as principais decisões administrativas são tomadas. Entre os principais clientes da Alog estão o site do Lance!, a empresa LG e a Eletropaulo, companhia de energia elétrica paulista. Grandes clientes que utilizam a estrutura dos dois (futuramente três) datacenters da Alog.

Confira outras postagens da nossa série

https://dicasdehospedagem.com/dicas-de-hospedagem-inicia-serie-com-os-maiores-datacenters-do-mundo/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-tecnologia-“verde”-da-ibm/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-uol-datacenter/

https://dicasdehospedagem.com/serie-maiores-datacenters-do-mundo-os-intelig-data-center-idc/

https://dicasdehospedagem.com/serie-maiores-datacenters-do-mundo-a-estrutura-que-alimenta-o-facebook/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-estrutura-do-datacenter-da-locaweb/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-tecnologia-da-microsoft/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-tecnologia-do-cpd-da-telefonica/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-tecnologia-verde-da-sun/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-conheca-o-primeiro-cpd-tier-iii-do-brasil/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-tecnologia-tier-iii-da-t-system-brasil/



Você também vai gostar de:

Share This