web analytics

Hospedagem Gratuita vale a pena?Às vezes o barato pode sair caro. Esta frase já está mais do que batida, mas se aplica a muitas coisas. Com certeza hospedagem de sites está incluída nesta lista de coisas. A postagem de hoje do portal Dicas de Hospedagem vai falar das dores de cabeça que muitos usuários enfrentam ao optarem por um serviço de hospedagem gratuita para o seu site.

Achar um “serviço” de hospedagem gratuita é algo muito fácil. Ao colocarmos no Google “hospedagem gratuita” ou “hospedagem grátis” diversas opções aparecem. A primeira vista parece milagre. Afinal se trata de algo que normalmente é pago, mas acabou sendo encontrado de graça. Mas não demora muito para os problemas começarem a aparecer.

É mais do que óbvio que se a hospedagem é grátis, as empresas têm que ganhar dinheiro de alguma forma. Até porque a internet não é nenhum foco de filantropia. Veja agora uma lista de limitações que fazem o barato sair caro na hora da escolha da hospedagem de sites.

 

Principais limitações de uma Hospedagem de Sites Gratuita

 

Limitação de tráfego e conteúdo: Este é um dos piores problemas para quem adota um sistema de hospedagem gratuito. Quer dizer, você trabalha no site, produz conteúdo de qualidade, investe em publicidade, SEO e na hora dos visitantes entrarem na sua página, o que acontece? Ela está fora do ar. Aí não vale a pena tentar ganhar com produtos, serviços ou anúncios se todos não podem visitar a sua página.

Nomes do domínio: Até existem alguns sites grátis que não têm limitação de tráfego e conteúdo. Mas como você paga esta hospedagem grátis? Poderíamos dizer que você paga com a alma, ou seja, você acaba pagando com o nome do seu site. As desvantagens de ter um DPN não personalizado você pode ver aqui nesta postagem do Dicas de Hospedagem. Mas basicamente não ter um site .com ou .com.br implica em dificuldade de memorização por parte dos usuários.

Falta de qualidade dos serviços: Outro ponto preponderante destes serviços de hospedagem grátis é em relação a qualidade. Por serem empresas que não conseguem muito capital e o cliente não tem muito o que exigir (afinal está usando um serviço gratuito), os serviços dos servidores são de péssima qualidade. Não são raras as vezes que os sites saem do ar por qualquer motivo. Isto sem falar de empresas que fecham e você perde todo o conteúdo precioso que tinha no seu site grátis.

Conclusão: Poderíamos ficar citando muitos outros motivos para você correr das hospedagens gratuitas como excesso de propagandas nos sites, CMS limitados e descaracterização da sua página (fica difícil dar um toque pessoal no seu site). Bem, a recomendação do Dicas de Hospedagem é de que se você deseja ter um site vale a pena contratar um serviço de Host. Se quiser ver quais são os melhores, consulte o nosso ranking de hospedagens. Agora se você quer uma página gratuita, fuja das promessas de hospedagens grátis. Faça um blog no WordPress ou no VilaBlog.



Você também vai gostar de:

Share This