web analytics

Outro dia vocês puderam ver aqui no Dicas de Hospedagem um artigo comparando o WordPress e o Tumblr. Mostramos quais eram as vantagens de cada uma daquelas plataformas e no final, o WordPress se mostrou muito mais eficiente (principalmente para quem deseja obter um domínio próprio). Hoje, a disputa será diferente e um pouco mais equilibrada. A comparação do dia será entre o uso do WordPress e o Blogger, plataforma feita por ninguém menos que a Google. 

A guerra entre WordPress e Blogger traz sempre muita polêmica na blogosfera. Enquanto a maioria das pessoas defende a primeira opção como mais eficaz, o Blogger também conta com um grupo fiel de fãs que sempre defendem o serviço de blogs do Google. Veja agora um pouco das vantagens que cada serviço apresenta: 

WordPress 

O WordPress é um sistema tão bom que fica difícil descrever todos os benefícios dele em apenas um parágrafo. Mas vamos citar alguns: o grande número de temas e plugins disponíveis gratuitamente para os usuários; a facilidade de adaptar o sistema para SEO; uma grande compatibilidade com os sistemas W3C validator e por fim, a grande facilidade de usar o sistema em um domínio próprio (talvez a grande vantagem em relação ao Blogger).    

Blogger 

O também é um sistema muito bom de administração de blogs. Um dos maiores trunfos do sistema é a facilidade em se trabalhar. O Blogger consegue ser mais simples do que o WordPress na hora de se administrar um blog. Por ser da Google, o Blogger também tem um relativo favorecimento na hora das buscas (isso se compararmos os domínios blogspot.com e wordpress.com). Outro grande benefício do Blogger é a capacidade de armazenar imagens ilimitadamente. 

Comparação entre os dois sistemas de criação de blogs

Quando estamos falando de plataformas com domínios wordpress.com e blogspot.com há um certo equilíbrio entre os dois sistemas. Se o WordPress conta com grande número de plugins e tem a construção da página relativamente parecida com a W3C, O Blogger conta com a facilidade de uso e também favorecimento na hora das buscas. Porém, o quadro se modifica quando estamos falando de registro de domínio próprio. 

Um outro artigo aqui do Dicas de Hospedagem mostrou as dificuldades para o Blogger ser usado como CMS de um site .com ou .com.br. Só para citar alguns: há uma infinidade de plugins que estão disponíveis só para WordPress, O CSS do Blogger pode apresentar alguns problemas com domínio próprio e um dos principais: nem todas as empresas de hospedagem aceitam sites nesta plataforma. 

Por isso, se você quer fazer um site com intuito de comprar um domínio próprio, vale a pena começar em WordPress. As facilidades iniciais do Blogger podem se transformar em muitas dores de cabeça se você quiser ter um site .com.br.

Conheça mais alguns CMS em PHP.

 

Veja o infográfico a seguir comparando o WordPress.org e o Blogger:

Wordpress.org ou Blogger - Qual o melhor para construir um blog?



Você também vai gostar de:

Share This