web analytics

Depois de mais de três meses publicando o raio-x dos melhores centros de processamento de dados do Brasil e do mundo, o Dicas de Hospedagem encerra a série sobre os maiores datacenters do mundo. Neste período foram mostrados no total 14 centros de dados. Na postagem de hoje, vamos escrever sobre o que aconteceu de melhor na nossa série. Vamos falar de locais relacionados aos rankings do DdH, ao Green Computing, certificados de qualidade e gigantes do mundo do TI.

Muitos dos datacenters mostrados na série do DdH hospedam sites que estão nos rankings das melhores empresas de hospedagem de sites e das melhores revendas de hospedagem. Entre os datacenters que hospedam estes dados estão o datacenter da Locaweb, o Intelig datacenter, o datacenter da UOL e o The Planet. Através destas postagens pudemos ver como os dados dos seus sites (e do Dicas de Hospedagem também) estão hospedados.

Outro elemento que pudemos perceber claramente na série sobre os datacenters é que a grande maioria dos centros de processamento de dados tem grande preocupação com sistemas que economizam energia e causam menos impacto no meio ambiente. É o chamado green computing (você pode ver a respeito nesta postagem). Entre as empresas da nossa série que aderiram a prática do TI verde estão os datacenters da IBM, da Locaweb e o CPD da Sun.

Os sistemas redundantes para economia de energia e resfriamento, o uso de energias renováveis para abastecer os datacenters e também o investimento em sistemas de resfriamento natural (como o uso do ar natural para resfriar os servidores) são algumas das práticas que as empresas utilizam a fim de ganharem a fama de datacenter verde. Por outro lado, algumas empresas acabaram se “queimando” em relação a sustentabilidade como por exemplo, o datacenter do Facebook.

Para medir como são as práticas de economia de energia existem alguns certificados (você pode ver quais são estes certificados nesta postagem). Uma das mais importante delas é a Tier 942. Centros de processamento de dados que conseguiram estes certificados também foram destaques da série do nosso site. Alguns deles são os datacenters da Ativas, da T-System do Brasil e o da Alog. Todos estes locais foram construídos de forma que recebessem os certificados.

Gigantes do mundo da tecnologia também foram mostrados na série sobre datacenters. Entre as empresas que dominam o mercado e tiveram a estrutura mostrada aqui estão Google, Microsoft, IBM, Facebook, Telefônica e Cisco systems. Todas elas têm características próprias. Seja o investimento em TI verde da IBM, já o Google mantém grande mistério em relação ao CPD, já o Facebook tenta recuperar a imagem de empresa sustentável, o tradicionalismo da Microsoft e a tecnologia da Cisco Systems.

Com o fim da série sobre os maiores datacenters do Brasil e do Mundo, o Dicas de Hospedagem vai iniciar outra série para mostrar como funciona o mundo do TI. Aguardem. Por enquanto veja a lista de todas as postagens publicadas até agora na nossa série. Até a próxima e obrigado pela audiência.

Confira outras postagens da nossa série:

https://dicasdehospedagem.com/dicas-de-hospedagem-inicia-serie-com-os-maiores-datacenters-do-mundo/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-tecnologia-“verde”-da-ibm/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-uol-datacenter/

https://dicasdehospedagem.com/serie-maiores-datacenters-do-mundo-os-intelig-data-center-idc/

https://dicasdehospedagem.com/serie-maiores-datacenters-do-mundo-a-estrutura-que-alimenta-o-facebook/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-estrutura-do-datacenter-da-locaweb/

https://dicasdehospedagem.com/serie-maiores-datacenters-do-mundo-as-caixas-pretas-do-google/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-tecnologia-da-microsoft/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-tecnologia-do-cpd-da-telefonica/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-tecnologia-verde-da-sun/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-conheca-o-primeiro-cpd-tier-iii-do-brasil/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-a-tecnologia-tier-iii-da-t-system-brasil/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-datacenter-alog/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-o-datacenter-da-cisco-systems-no-texas/

https://dicasdehospedagem.com/serie-sobre-os-maiores-datacenters-do-mundo-the-planet-o-datacenter-do-hostgator/



Você também vai gostar de:

Share This