web analytics

Tipos de Hospedagem de Sites

  1. Hospedagem Compartilhada
  2. Hospedagem Dedicada
  3. Hospedagem VPS (Servidor Privado Virtual)
  4. Hospedagem Cloud
  5. Hospedagem Semi-dedicada

Tipos de Hospedagem de Sites

Nem sempre é fácil para o usuário comum de internet compreender os termos relacionados à hospedagem. O mesmo ocorre entre os blogueiros e entusiastas iniciantes de sites. É preciso, antes de tudo, desmitificar os termos relacionados a este segmento.

Uma hospedagem de sites é um serviço que coloca o seu site ou blog on-line e torna possível que ele receba visitantes. Se o seu site não estiver alocado em um servidor de hospedagem (o computador que a empresa de hospedagem dispõe para armazenar os arquivos do seu site), ele não está disponível na internet.

Há cinco tipos de servidores para sites que mais se destacam atualmente:

 

Hospedagem Compartilhada

é a mais simples. Refere-se a um tipo de servidor que a empresa disponibiliza para um número específico de clientes. Estes vão compartilhar o mesmo espaço no servidor. É barato, muito comum e não requer grandes conhecimentos na área.

A principal vantagem deste modelo de negócios é a diluição do preço total do serviço entre dezenas, centenas, ou milhares de clientes (em casos mais extremos, e muito comuns em hospedagens extremamente baratas). Contudo, só serve para sites e blogs menos e pouco complexos.

 

Hospedagem Dedicada

É aquela em que o cliente tem mais capacidade de recursos e espaço, é o mais seguro e o mais estável, já que o servidor inteiro é destinado ao cliente. Trata-se de um serviço mais caro e requer conhecimentos na área.

 

Hospedagem VPS (Servidor Privado Virtual)

É um tipo de servidor virtual (não é um computador físico), que age como um servidor dedicado, com as mesmas características, mas que é compartilhado por alguns clientes sem estes tenham de sofrer com os inconvenientes de uma hospedagem compartilhada. Os VPS são muito mais em conta que os dedicados e mais amplos que os compartilhados. Há mecanismos que isolam os ambientes por clientes.

 

Hospedagem Cloud (ou Nuvem)

Na verdade, a chamada hospedagem cloud é uma forma “mais bonita” de falar sobre os VPSs utilizando uma tecnologia de virtualização mais ou menos sofisticada. Neste caso, a empresa por colocar os servidores em linha e tornar o sistema escalonável e mais eficiente para o cliente. Muitas vezes, este tipo de serviço usa servidores físicos (dedicados) e virtuais (VPSs).

 

Hospedagem Semi-dedicada

Trata-se de uma máquina dedicada vendida a um número restrito de clientes. Assim, trata-se de um servidor dedicado, mas em que os custos são divididos entre alguns clientes.

 

Qual o melhor servidor de hospedagem de sites?

O melhor servidor a escolher é aquele que atenda ao seu projeto. Se você possui um site grande e complexo, a hospedagem dedicada ou a VPS (para os de tamanho intermediário) são excelentes escolhas, mas são mais caras e de difícil compreensão. Se o site é iniciante ou pequeno, uma compartilhada dará conta do recado.



Você também vai gostar de:

Share This