web analytics

Para quem deseja trabalhar com ferramentas que deixam uma página de internet mais atrativa, o serviço de streaming de áudio e vídeo é uma ótima pedida. Mas você sabe o que é Streaming, como poderia utilizar e escolher o melhor servidor para o seu site? Na postagem de hoje do Dicas de Hospedagem, explicaremos justamente isto: vamos falar de como você pode criar um programa, uma aula ou qualquer outra coisa e transmitir ao vivo na internet.

O que é Streaming: O Streaming (que significa fluxo contínuo) é uma tecnologia que permite que as pessoas acompanhem ao vivo um vídeo ou áudio na internet sem a necessidade de fazer download do conteúdo. A grande vantagem deste sistema é a instantaneidade da ferramenta. Os únicos requisitos para o Streaming são uma conexão boa do usuário, um servidor de Streaming de qualidade e alguém para fazer o programa ao vivo.

O Streaming é utilizado por muitos sites que utilizam os sistemas de ensino à distância. Com esta tecnologia é possível que pessoas acompanhem aulas ao vivo e tirem dúvidas com os professores. Também é utilizado por sites que transmitem programação de TV e rádio ao vivo e por sites que criam conteúdo informativo. Um dos sistemas de Streaming que faz mais sucesso atualmente é uma ferramenta utilizada no Twitter: a Twitcam.

Como funciona o Streaming: Por se tratar de uma transmissão simultânea, o Streaming necessita de alguém que faça a transmissão de conteúdo. Tudo começa no seu computador (que precisa de uma conexão banda larga). A partir de lá você faz a transmissão em áudio ou vídeo (pode ser usado programas como WMV, Winamp ou Real Player). Estes dados vão para um servidor e partir daí é hospedado e transmitido para outros computadores.

Para você colocar a transmissão no seu site é só copiar o código HTML do Streaming e colar na sua página. Há diversas opções de atividades que envolvem Streaming. Só para citar algumas: um programa com um especialista que tire dúvidas dos usuários, a retransmissão de programas televisivos (só tem que ter cuidado com a lei de direitos autorais), aulas online e claro, a retransmissão do seu veículo de comunicação (caso você possua um).

Como escolher o servidor de Streaming: Há três fatores que vão fazer você se decidir pelo melhor serviço: tipo de mídia que você vai utilizar; qualidade do serviço que pretende utilizar e número de pessoas que pensa em atingir ao mesmo tempo. A partir destes três dados, você vai encontrar muitas faixas de preços. É bom sempre pensar um serviço que permita uma grande audiência (no mínimo 100 pessoas simultaneamente). Senão você fica sem a possibilidade de fazer um trabalho de divulgação.

Verifique no nosso ranking de Hospedagem quais são as empresas que aceitam serviço de streaming.



Você também vai gostar de:

Share This