web analytics

Sistemas de gestão de conteúdo são a raiz do sucesso por trás de quase todos os grandes sites. Sem um bom CMS a maioria dos sites deixaria de existir, assim como muitos proprietários de sites que simplesmente não têm as habilidades necessárias para criar um site sem a ajuda de uma interface amigável baseada em modelo. Com os sistemas de gerenciamento de conteúdo, pessoas inexperientes têm sido capazes de fazer incríveis websites em questão de minutos. Antigamente isso não era possível, a não ser que você tivesse as habilidades de design avançado do site. O segredo por trás da comodidade dos sistemas de gerenciamento de conteúdo é a quantidade de temas que estão disponíveis, que são designs completos que podem ser utilizados e ativados imediatamente.


Seleção do Tema

Há uma variedade de conteúdo de sistemas de gestão de disponíveis no mercado hoje, incluindo mas não limitado a WordPress, Joomla, e Drupal. A popularidade de cada sistema de gerenciamento de conteúdo varia, e há uma quantidade diferente de temas disponíveis para cada um. O WordPress é de longe o mais popular dentre todos os sistemas de gerenciamento de conteúdo, por isso há muito mais temas disponíveis para o WordPress. Você pode encontrar temas pra WordPress mais baratos e de alta qualidade em sites como Theme Forest e Dream Templates, porém há também sites que oferecem temas para WordPress grátis.

Utilizando o Tema

Após você ter encontrado um tema para o seu sistema de gerenciamento de conteúdo, você pode facilmente carregá-lo e ativá-lo. Na interface do WordPress isso pode ser feito na seção “Themes”, no módulo aparência do lado esquerdo. Basta clicar no, botão “add new”, e em seguida, clique na opção de upload. Após carregar o tema você será capaz de ativá-lo, assim ele se tornará visível no seu site. A melhor parte sobre um tema WordPress é que ele pode ser alterado sem que o conteúdo do site seja deletado. Portanto, se você decidir que quer mudar o design do seu site, você pode manter todas as páginas, categorias e artigos que estão atualmente em seu site.

Como os Temas funcionam?

Muitas pessoas não conseguem entender como o design de um site inteiro pode mudar sem mudar o conteúdo do site. Isso ocorre porque o  conteúdo do site e o seu design são mantidos em diferentes bancos de dados MySQL. Um tema é basicamente uma coleção de páginas HTML que são apresentadas em conjunto, utilizando PHP, e o design de cada página HTML é modificado com o código CSS. As cores e o posicionamento de cada elemento no tema podem ser alterados pela simples edição de um pequeno trecho de código na folha de “style.css” de cada tema.

Conclusão

Enquanto a maioria das pessoas está convencida de que o design do site é só para aqueles com experiência em desenvolvimento web, existem opções disponíveis para pessoas sem conhecimento técnico. O WordPress é um local que os webmasters novatos podem usar para obter um layout de site que lhe agrade, sem a necessidade de ter habilidades especiais ou investimento monetário. Se você, têm se esforçado para aprender HTML só para construir um site simples, então você deve saber que todos os seus problemas poderem ser resolvidos com um simples tema WordPress. Confira o Ranking das Empresas de Hospedagem, e confira as empresas que disponibilizam Temas gratuitamente aos seus clientes.

[via Webhostinggeeks]



Você também vai gostar de:

Share This