web analytics

Retrospectiva 2015 ddh

 

As festas começaram, o que significa que mais um ano está acabando.

2015 foi um ano marcado por diversas mudanças no cenário político, econômico e até mesmo cultural… mas calma! Esse tipo de retrospectiva você vê em qualquer canal de TV.

A retrospectiva do Dicas de Hospedagem dará espaço para o que marcou a Internet e sua relação com pessoas e empresas em 2015!

Pronto para essa breve viagem no tempo?

 

 

ICANN e os novos domínios.

 

Para começar, que tal falarmos sobre os domínios disponibilizados pelo Internet Corporation for Assigned Names and Numbers? Além das terminações típicas, como .com, .com.br ou .net, o ICANN divulgou uma série de novas terminações que ajudam a agregar mais personalidade e unicidade nos sites. Imagine se a URL de seu site terminasse com o nome de sua cidade, por exemplo? As novas terminações permitiram uma série de registros de novos domínios que, antes, sequer existiriam! Apenas pense como essa simples mudança pode aumentar o número de sites na web?

 

 

O crescimento contínuo do WordPress.

 

Uma coisa que não mudou em 2015 foi o status conquistado pelo WordPress com o passar dos anos: a plataforma mais utilizada na Internet. Durante o ano, essa afirmação apenas foi reforçada com a adesão vários internautas no WordPress, que continua a oferecer as melhores ferramentas para os mais diversos usuários com os mais diferentes níveis de conhecimento em html.

Quer saber mais? Então veja os plugins do WordPress mais bem avaliados em 2015!

 

 

O possível fim do rastreamento de tráfego.

 

Não ocorreu necessariamente em 2015, mas tal notícia foi divulgada esse ano e já causou certo rebuliço. Imagine o que faremos sem o rastreamento de tráfego? Bem, acredite se quiser, mas existem outras opções além do rastreamento de tráfego para compreender melhor o usuário que acessa seu site. Conheça-as aqui!

 

 

As mudanças no marketing do conteúdo.

 

Não basta apenas vender ou divulgar um produto através do marketing de conteúdo – é preciso comprovar através da relevância e da qualidade do conteúdo que você é uma referência na área em que atua. Isso colabora com o tráfego de seu site, incrementa seu SEO e movimenta a comunidade de seu site ou blog, que pode ser incitada a ser mais participativa através de comentários e compartilhamento dos conteúdos publicados. Aliás, falando em compartilhamento, é impossível fazer uma retrospectiva sem citar as…

 


… Redes Sociais!

 

Elas continuam sendo constantemente utilizadas, mas isso não significa que criar um perfil numa rede social é o bastante para divulgar sua empresa. Em 2015, fizemos uma análise das boas práticas envolvendo a utilização das mídias sociais – e, principalmente, listamos o que não deve ser feito nesses sites. Confira tudo aqui!

 

 

Segurança.

 

O fator segurança nunca foi tão importante… Isso porque diversos ataques cibernéticos foram realizados ao longo de 2015, com invasões de servidores a fim de violar informações particulares de usuários. Em junho, tivemos o ataque ao LastPass, um programa que teoricamente deve proteger senhas! Além disso, sites de relacionamento como Ashley Madison também foram alvos. Podemos destacar também o primeiro ataque à App Store. O sistema operacional móvel da Apple foi invadido graças ao XcodeGhost, um malware que se disfarçou de criador de softwares e foi usado na criação de programas para iPhone, iPad e iPod touch.

Por fim, não podemos deixar de citar o ataque do Anonymous ao grupo Isis do Estado Islâmico. Diversas contas foram deletadas do Twitter através de denuncias levantadas pelo Anonymous. Apesar de toda a polêmica, o grupo foi apoiado pela população depois dos ataques terroristas ocorridos em Paris no final de 2015.

Todos esses ataques evidenciam como se preocupar com segurança é importante. E é óbvio que o Google também estava de olho nisso.

 

 

Os novos algoritmos do Google.

 

Com as diversas falhas de segurança em 2014 e 2015, o Google deu início a novos algoritmos, que ajudam a definir a posição com que os sites aparecerão como resultados das pesquisas em seus buscadores.

O primeiro envolve diretamente a segurança do site, e analisa quão segura a página é e se a mesma pode oferecer alguma ameaça aos internautas.

Além dele, temos o algoritmo que destaca os sites responsivos, ou seja, páginas que são compatíveis com dispositivos móveis. Com ele, se você faz uma pesquisa por um celular ou tablet, os sites responsivos aparecem primeiro como resultado das buscas. Logo, mais do que diferencial, 2015 torna obrigatória a compatibilidade de sua página com dispositivos móveis!

Para finalizar, gostaríamos de desejar a nossa comunidade um Feliz 2016, repleto de sucesso e sabedoria. Esperamos que o Dicas de Hospedagem continue fazendo a diferença no seu dia a dia – e, para isso, precisamos da sua ajuda. Participe do nosso site através da seção de comentários e compartilhe sua opinião sobre o Dicas de Hospedagem e os assuntos aqui abordados com os outros internautas!



Você também vai gostar de:

Share This