web analytics

Continuando nossa série de resoluções para 2014 – onde já tratamos de algumas maneiras para alavancar seu site – falaremos sobre como conseguir novos contatos e estreitar as relações com os contatos já firmados para, assim, conquistar novos clientes.

O interessante nessa publicação é que não falaremos de algo que já existe e que pode ser modificado para melhor. O networking revela-se uma tarefa um pouco mais complicada, pois significa começar do zero sem nenhuma experiência anterior ou planejamento prévio. Como ter certeza de que estamos fazendo a coisa certa? Como garantir os resultados positivos, sendo que o retorno da captação de novos clientes pode demorar a ser notado?

As respostas para essas perguntas a seguir!

 

O cara a cara não saiu de moda.

Networking e divulgação do seu site

Se você utiliza o Facebook, com certeza já se deparou com uma imagem como a de cima sendo compartilhada pelos seus contatos. Deixando um pouco de lado seu conteúdo cômico, podemos nos lembrar de um aspecto interessante: a interação cara a cara, sem a utilização e o intermédio de chats, câmeras e microfones, ainda não saiu de moda.

Ninguém pode apresentar sua empresa e definir sua imagem profissional melhor do que você, nem mesmo as seções “sobre mim” dos perfis das redes sociais ou os releases presentes em sites. Logo, aproveite para colocar-se em evidência em eventos como a Campus Party Brasil ou até em reuniões fechadas de empresas que podem render uma boa parceria para o seu negócio.

Muito de sua personalidade e de sua atitude como um profissional pode ser notado a partir da maneira em que você aborda um novo contato em potencial. O interessante é não ir com muita sede ao pote, mas ao mesmo tempo sondar o que considerar válido e utilizar isso a seu favor num contato futuro.

 

Pergunte sempre pelo amigo do amigo do amigo.

Da mesma forma que você possui contatos, seus amigos e colegas de trabalho também podem conhecer pessoas influentes, e essas pessoas, por sua vez, também podem possuir seus contatos. Avaliar isso como uma teia de contatos que vai se destrinchando a partir do momento em que você mostra a que veio e o que sua empresa representa evidencia que você está pronto para crescer.

Não se esqueça, entretanto, de perguntar por essas pessoas. Não espere que os seus amigos lembrem-se por conta própria que conhecem alguém que pode firmar uma boa parceria ou você – você deve levar em consideração que parte do networking geralmente acontece em reuniões casuais dotadas de descontração.

Até mesmo seus familiares podem ter contatos. Nesse momento, toda possibilidade é válida, e muitas vezes uma boa parceria pode ser firmada onde você menos espera!

 

Não se esqueça dos amigos virtuais!

Falamos sobre a interação cara a cara, mas seus amigos e contatos virtuais também podem ajuda-lo a conseguir novos clientes e firmar boas parcerias. Com a nova ferramenta de hashtags do Facebook, por exemplo, você pode até reunir pessoas com os mesmos interesses que o seu com uma facilidade ainda maior. E é válido repetir: essas pessoas também têm contatos, e esses contatos também tem contatos. Percebe como são variadas as possibilidades quando você enxerga o networking de uma maneira mais prática?

Como pode ver, não há segredo algum em estreitar suas relações e estabelecer o networking. Basta mostrar-se disponível e participativo. Compreenda a proposta de outras empresas e as necessidades dos clientes em potencial para conseguir tirar o melhor de cada um desses aspectos. Mostre que seu interesse em agregar é genuíno, e não precisará forjar qualquer tipo de atitude ou pensamento para convencer as pessoas a se aliarem profissionalmente a você.

Você conhece outras maneiras eficazes de expandir e incrementar seu networking? Não deixe de participar do Dicas através da seção de comentários!

 



Você também vai gostar de:

Share This