web analytics

Na hora de contratar um serviço de hospedagem de sites é preciso muita pesquisa. A primeira coisa que os usuários pesquisam é o preço. As mais caras são eliminadas de cara. Depois procuram (ou deveriam) procurar reviews como o ranking de sites e o ranking de revenda de hospedagem do Dicas de Hospedagem. Por fim, ainda restam algumas perguntas a se fazer. Uma das mais difíceis delas é “quanto de memória e largura de banda eu preciso para o meu site”? 

Ter uma previsão aproximada de quantas visitas por mês e qual vai ser a atualização do seu site vai lhe ajudar a economizar dinheiro. Ter uma hospedagem com limites muito altos significa gastar mais do que se precisa. Ter um serviço de host muito limitado significa perder visitas (por páginas fora do ar) e também ter de se submeter a planos de hospedagem fora das promoções. A chance de pagar caro por uma mudança de plano de hospedagem é muito maior do que na contração de um novo serviço. 

Para não passar por esses problemas, você deve planejar o que deseja fazer com uma página da web. Se você deseja fazer um portfolio online com certeza vai precisar de um plano mais barato do que se montar um e-commerce. Nesta parte do planejamento deve ser levado em conta também a previsão de crescimento com o site. O ideal é fazer um plano em longo prazo. Se você está começando um site, é bom pensar em quanto ele deve crescer em um ano. Se a previsão for de grande crescimento, vale pegar um plano com mais capacidade. 

Como eu calculo as minhas necessidades?

Ok. Você já sabe que deve ter planejamento para não ter gastos maiores com hospedagem no futuro. Mas qual a melhor forma de fazer isto? Se você não sabe, aí vão algumas bases para avaliar qual é a hospedagem necessária para o seu site. 

Memória RAM

 A memória disponibilizada pelas empresas de hospedagem se refere aos arquivos que ficam hospedados no seu site. Logo, o cálculo deve ser com base no que você vai colocar no seu site. Se a sua página vai trabalhar com texto e imagens, não será necessária grande quantidade de memória. No caso de sites com vídeos hospedados no servidor, é preciso pensar em planos mais avançados. A memória também deve estar ligada ao número de atualizações de um site. Uma hospedagem básica aguenta tranquilamente atualizações diárias de texto. Se for mais do que isso, é preciso recalcular. 

Largura de Banda

 Saber qual é a largura de banda necessária é um pouco mais difícil. Isto porque depende das visitas que receber e não de você. Mesmo assim, os planos mais básicos de hospedagem compartilhada aguentam quantidades razoáveis de visitantes. Se você tiver uma previsão de tráfego de até 10 mil visitas ao mês, pode tranquilamente pegar os planos mais básicos. Agora se o número de visitas for maior, vale a pena investir em um serviço de hospedagem mais caro. 



Você também vai gostar de:

Share This