web analytics

melhores redes sociais para o seu negócio em 2014

No Brasil, mais de 85% da população está inserida em algum site de relacionamento. Não é segredo que o número de usuários dentro das redes sociais aumentará também em 2014, e o início do ano representa uma ótima oportunidade para rever sua estratégia de marketing e divulgação dentro desse segmento de sites – e, se você ainda não considerou utilizar as mídias sociais como ferramenta de divulgação, pode já estar atrás das empresas que competem pelo mesmo mercado que você.

Qual será a rede mais utilizada em 2014? Qual estratégia deve ser adotada para se beneficiar das redes sociais? Será que é preciso mudar alguma coisa na maneira que você administra a página de sua empresa no Facebook ou no Twitter?

Todas as respostas para essas perguntas a seguir!

 

 

Você não precisa estar em todos os lugares!

 

As redes sociais são fáceis de usar e, se utilizadas da maneira correta, revelam-se efetivas. É por isso que algumas empresas decidem aderir a diversos sites de relacionamento, objetivando conquistar mais público e estar em todos os lugares para serem facilmente notadas.

Essa ideia até parece interessante e oportuna, mas pode se revelar nociva. Quando a mesma empresa possui diversos perfis em redes sociais, eles tendem a ter menos atualizações, podendo até adquirir um aspecto de “perfil abandonado”, o que por si só é mais prejudicial do que a própria inexistência do perfil em questão.

 

 

O ideal é encontrar a rede social que atende sua necessidade e manter o foco apenas nela

 

logo twitterTwitter: voltado para publicações breves e rápidas, muitas vezes é necessário repetir algumas postagens para que sejam visualizadas pelo público. O interessante no Twitter é a capacidade de compartilhar um determinado status ilimitadas vezes a ponto de atingir os Trending Topics, uma espécie de ranking onde são listados os assuntos mais comentados do site.

 

logo facebookFacebook: a experiência do Facebook é mais completa que a do Twitter. Por não ser tão ágil e não focar apenas em postagens curtas é possível desenvolver mais o conteúdo que é compartilhado nessa rede social. As seções de comentários permitem que o feedback de clientes seja visualizado por todos os usuários num só lugar, e a opção de compartilhar conteúdo também está disponível.

 

logo youtubeYoutube, Vine e Instagram: trata-se de redes sociais específicas para a publicação de conteúdo multimídia, com áudio, vídeo e imagem. Se sua empresa produz algum conteúdo audiovisual, é válido considerar esses sites para compartilhá-lo com os usuários – já que, se vídeos e imagens forem publicados no Facebook, por exemplo, ficarão perdidos em meio aos diversos outros posts de conteúdo variado realizados na rede social.

Após definir qual dessas redes sociais possui a proposta mais atrativa para você, é preciso trabalhar no perfil de sua empresa dentro da mídia social escolhida. E, só para reforçar, evite ao máximo ficar longos períodos sem publicar nenhuma novidade! Mesmo que você precise compartilhar algum conteúdo antigo, já é o bastante para mostrar para os usuários que o perfil não está abandonado.

 

 

Mas e os blogs?

 

Muitos se esquecem de que as redes sociais nada mais são do que derivados dos blogs – sites que permitem a publicação de conteúdo e abrem espaço para os usuários comentarem. Por mais que o número de blogs tenha diminuído com o passar dos anos, é ainda um dos meios mais utilizados para reunir um determinado público e compartilhar informações com ele. Além de atribuir um aspecto profissional à sua empresa, seu SEO é beneficiado com os blogs, já que os artigos publicados surgem como resultados de buscas nos mecanismos de pesquisa. Dessa forma, por mais que o usuário não acesse seu blog diretamente, pode chegar até uma publicação específica de seu blog a partir de uma pesquisa feita no Google.

O que deve ser levado em conta na atividade de blogar é que, enquanto as atividades dos usuários se modificam com a evolução da experiência de navegação na Internet, os princípios dos blogs continuam os mesmos. Basta ser inovador e buscar por um conteúdo diferenciado, e as pessoas aparecerão – mas não conte com milagres! Leia o nosso guia sobre como melhorar o SEO de seu site. Com tantos outros blogs compartilhando conteúdos semelhantes ao seu, é preciso se destacar!

 

 

Não existe fórmula secreta

 

Para se destacar, é preciso escrever sobre algo que você conhece e se identifica. Por exemplo, se você fizer uma pesquisa no Google com a palavra hospedagem, milhões de resultados surgirão. Agora, pense: como é que você falará sobre esse assunto em seu blog para que ele se destaque diante dos outros milhões de sites que também tratam desse mesmo assunto?

É preciso ser criativo. Encontrar a melhor maneira de atingir seu publico alvo e usar e abusar dela. Só assim você conseguirá deixar claro aos seus leitores e clientes em potencial que seu site e sua empresa possuem aquele quê diferente.

Mas não se esqueça: com o surgimento de novos usuários e a popularização de sua marca, podem aparecer também os famosos trolls de Internet. São usuários que criticam negativamente todo e qualquer conteúdo, independente de sua qualidade. Por isso, proteja sua marca! Essa é a regra número um das redes sociais. Seu nome e reputação estão em jogo aqui, e você não quer se ver prejudicado por pessoas que sequer compreendem a proposta de seu trabalho e o que sua empresa representa.

Um meio interessante de se resguardar é moderar os comentários nos blogs – mas não publique apenas os comentários positivos. Críticas construtivas são sempre bem vindas e é válido até respondê-las para que os usuários percebam que você não só lê os comentários, como também dá a devida importância a eles a ponto de respondê-los.

 

 

E qual a tendência para 2014?

 

Hoje mesmo o Moz.com divulgou os resultados de uma grande pesquisa anual que fazem com profissionais, em sua maioria da web. O Moz ouviu cerca de 3.700 pessoas, e, dentre os resultados, sondaram a tendência de uso das redes sociais para o ano de 2014. Veja o resultado no infográfico a seguir:

Tendência de uso das redes sociais em 2014

 

Sem dúvidas, falaremos mais sobre mídias sociais em 2014. Esperamos que tenham gostado da publicação e, para mostrar que fizemos a lição de casa, convidamos todos a participarem do Dicas de Hospedagem através da seção de comentários!

 



Você também vai gostar de:

Share This