web analytics

Mídias Sociais

Quais são os erros em mídias sociais que podemos cometer?

Mídias sociais ajudam no crescimento de uma empresa.

Com as mídias sociais, ficou mais simples se aproximar do público e compreendê-lo.

Com as mídias sociais, é possível planejar ações visando uma determinada reação do público, já que conseguimos entende-lo melhor.

Com as mídias sociais, sua empresa pode ser divulgada quase que instantaneamente, graças ao compartilhamento dos usuários e a atividade frequente de quem possui um perfil em alguma rede social.

Essas afirmações são comumente proferidas pelas pessoas que utilizam redes sociais para divulgarem seus negócios e veem seu posts compartilhados cem, duzentas vezes. Realmente, é uma visão muito bacana, pois mostra que o conteúdo conseguiu atingir a audiência desejada.

Entretanto, mídias sociais podem ser mais complicadas do que parecem – e cometer algum tipo de deslize enquanto utilizando alguma rede social não é tão raro quanto se imagina – aliás, é até muito comum.

Como se precaver, quando não sabemos nem em que podemos errar? Veja a seguir!

 

 

A escolha da rede social ideal.

 

Já falamos sobre isso outras vezes, mas é importante frisar: estar em vários lugares ao mesmo tempo pode ser mais prejudicial do que não estar em lugar nenhum.

É comum o pensamento de que “devemos estar no Facebook e no Twitter, pois são as redes sociais mais utilizadas”. Sim, isso realmente é importante. Mas você possui disponibilidade para cuidar de um perfil no Facebook e no Twitter? Consegue atualizar os dois perfis com frequência e dar a devida atenção para o público que você deseja conquistar?

Se a resposta para qualquer uma dessas perguntas for “não”, sugerimos que você escolha apenas uma rede social – e aí é que entra a parte interessante. É necessário identificar qual o site que seu público-alvo utiliza para, em seguida, montar o perfil de sua empresa nesse mesmo site. Na dúvida, sugerimos o Facebook, que possui todo um sistema de marketing e divulgação próprio para empresas.

Após a escolha da rede social ideal, é preciso desenvolver um perfil específico para sua empresa. Muitas pessoas acabam confundindo e utilizam seus perfis pessoais para divulgar conteúdo referente à sua empresa ou site. Isso não é saudável, pois mistura elementos de sua vida particular com a imagem profissional que é necessária para todo e qualquer perfil corporativo.

 

 

Como prosseguir?

 

A rede social mais adequada para seu negócio foi escolhida e você já criou um perfil para sua empresa. O conteúdo já pode ser compartilhado e as interações com o público já estão liberadas – mais do que isso, elas DEVEM acontecer.

O primeiro passo depois de criar seu perfil é compreender como atualizar as publicações da página sem entediar seu público. Às vezes, podemos cair no engano de postar a mesma informação várias vezes para nos certificarmos de que ela será vista pelos usuários. Isso não só é prejudicial para a imagem de sua empresa, já que a impressão que fica é que você não possui nenhum conteúdo relevante para compartilhar, como também para a relação que você pode construir com seus contatos na rede social em questão. Se você não traz nada de proveitoso, a tendência é que as pessoas não te sigam. A chance que sua empresa tinha de virar referência na área em que atua pode ir por água abaixo por causa da repetição. Logo, evite-a!

Você é responsável não apenas pelo conteúdo que cria, mas também por tudo que compartilha. O princípio das mídias sociais está no compartilhamento de informações em geral. Logo, lembre-se de observar bem o que você passa para frente antes de apertar o botão de compartilhar.

Encontrando aquilo que interessa a seu público, você poderá chamar a atenção da audiência e mostrar a que veio. Logo, os usuários começarão a se manifestar em sua página através de comentários nas publicações ou mensagens privadas – e é aqui que podemos cometer outro erro, pois o desafio passa a ser a manutenção da conexão com sua comunidade. Para isso, certifique-se de responder com a maior agilidade possível todas as mensagens que forem enviadas para você. Mesmo que seja apenas uma postagem elogiando algum conteúdo, ou então alguma crítica… toda e qualquer interação deve ser recebida com muito cuidado. Lembre-se que vivemos numa época onde tudo é instantâneo. Se você demora para responder uma mensagem – ou pior, se você não responder a mensagem – de algum usuário, ele pode simplesmente desconsiderar sua empresa e optar por outra.

 

 

Divulgação massificada x ausência de divulgação.

 

Não consideramos esse o último desafio de quem usa as mídias sociais para divulgar seu site e/ou empresa, mas acreditamos que se trata de uma tarefa que deve ser posta em prática e pensada e repensada diariamente – a promoção do perfil.

Com qual intensidade devo divulgar minha página numa mídia social? Será que você está perdendo muito tempo falando de si mesmo? As mídias sociais pedem que a divulgação seja o mais orgânica possível – ou seja, que surja naturalmente, numa conversa, com o público adequado numa situação adequada. Não basta apenas compartilhar o link da nova publicação de seu site e esperar que as pessoas vejam e o acessem. Aliás, se você fizer apenas isso, a reação oposta pode ser gerada: o desinteresse.

Entretanto, não permita que esse cuidado em não exagerar na divulgação impeça que você promova sua página. Lembre-se da razão pela qual você criou um perfil nas mídias sociais e atribua relevância ao conteúdo que você compartilha. Apele para a emoção de sua audiência – eles não querem apenas um produto ou serviço barato e de qualidade; querem algo que mude suas vidas, que os marquem. Seja essa pessoa!

Você se lembra de outros erros comuns quando falamos em mídias sociais? Qual foi seu maior acerto dentro de uma rede social? Compartilhe sua opinião e experiências com a gente na seção de comentários!



Você também vai gostar de:

Share This