web analytics

Tendências do marketing de conteúdo para 2015

Não basta apenas praticar o marketing de conteúdo. É preciso saber não apenas como, mas sobre o que falar. Isso significa que saber escrever e manter o leitor interessado não é o bastante. Um conhecimento sobre os assuntos mais comentados do momento dentro do segmento de sua empresa ou da temática abordada por seu site ou blog é essencial.

Logo, mantendo a tradição do Dicas de Hospedagem, dedicaremos este espaço para tratar dos assuntos que são ou tem o potencial de ser tendências no ano que se segue, ou seja, temas com grande espaço nos veículos de comunicação especializados e nas redes sociais que podem ajudar a aumentar o número de visitas em seu website.

Vamos a eles?

 

Plataformas e derivados

O WordPress continua firme e forte em 2015. Não só o WordPress, mas outras plataformas de administração de conteúdo tem ganhado espaço. Focar em dicas para tornar a utilização dessas plataformas mais simplificada é uma boa pedida. Sempre há um plugin disponível que pode facilitar a vida de um usuário, ou então um tema que combina mais com um determinado segmento de site.

Outro ponto importante é apresentar as plataformas de uma maneira que o usuário consiga identificar dentre elas a mais apropriada para seu site. Através de um artigo como esse, é possível ganhar a confiança de usuários que ainda estão em dúvida diante de tantas opções disponíveis.

Que tal apresentar o WordPress como uma plataforma para ecommerce, por exemplo? Desenvolver um ecommerce de sucesso ainda é um grande desafio para algumas empresas.

Ah, e falando em desenvolvimento, a área de desenvolvimento de sites também terá bastante espaço em 2015. Que tal falarmos um pouco sobre isso?

 

Desenvolvimento e design

Outra área que gera muitas dúvidas nos usuários é quanto ao desenvolvimento do site. Por onde começar? Qual servidor escolher? E quanto ao plano de hospedagem, qual se adequa às necessidades de uma determinada empresa? Contratar uma equipe para desenvolver o site vale a pena, ou então aprender a codificação e construir a página por conta própria é mais viável?

Lembre-se de não expor uma ou outra opção como melhor ou pior. Tudo dependerá da necessidade do usuário. Apresente o tema e utilize casos corriqueiros para exemplificar cada uma das alternativas. Dessa forma, o usuário pode decidir por si só qual delas o atende melhor, o que pode auxiliar até nos comentários de sua página, pois haverá espaço para discussão quanto ao tema explorado na publicação.

Quanto ao design, as polêmicas envolvem desde a cor do fundo da página até a composição da homepage. Existem tendências para design e uma maneira padronizada para definir a aparência de uma página, mas também consideramos interessante apresentar todas as opções para que o usuário tente se identificar com alguma delas. É possível, por exemplo, explorar a questão da empresa de hospedagem juntamente com o design, já que alguns planos envolvem até mesmo essa característica do website.

 

SEO e segurança

O primeiro tema já foi bastante explorado nos últimos anos, enquanto o outro ganha força em 2015. SEO tem se mostrado eficiente na construção e manutenção do tráfego do site, e novas descobertas são feitas constantemente dentro dessa área. Logo, dedique um espaço em suas publicações para tratar desse tema, relembrando alguns conceitos e buscando sempre por novidades.

Quanto a segurança… Bem, ameaças à integridade de nossos sistemas existem desde sempre, logo é muito fácil encontrar um artigo aqui ou ali falando sobre segurança. O problema é que o ano de 2014 foi marcado por ataques massivos a grandes servidores que afetaram uma infinidade de sites. Com a popularização do cloud computing, até mesmo celebridades tiveram sua privacidade prejudicada com o vazamento de fotos particulares. Medidas estão sendo tomadas para reforçar a segurança de servidores, e apresenta-las ao público é muito importante.

 

E por fim…

Faça como nós: pergunte o que seu público gostaria de ler em seu site ou blog. Muitas vezes, nos esquecemos de falar sobre determinados assuntos que os usuários gostariam de ler. Mantenha uma relação direta e próxima com seu público para facilitar essa comunicação e, com isso, explorar temas mais assertivos.

Você conseguiu pensar em alguma tendência para 2015 que não listamos aqui? Ou considera algum dos temas listados irrelevantes para esse ano? Não deixe de participar do Dicas de Hospedagem através da seção de comentários!



Você também vai gostar de:

Share This