web analytics

Nesta semana o Dicas de Hospedagem apresentou como é o serviço que mistura blogar com rede social: o Tumblr. No texto, mostramos que além de ser utilizado como um blog de domínio .tumblt.com, o serviço também poderia ser utilizado como domínio próprio. Por isto, no artigo de hoje vamos mostrar quais são as principais diferenças entre o WordPress e este serviço, que já conta com mais de 35 milhões de blogs cadastrados. 

Diferenças em relação ao conteúdo

 Os textos do Tumblr têm uma peculiaridade em relação aos artigos escritos em outros tipos de blog como o WordPress ou mesmo o Blogspot: enquanto nos dois últimos serviços a grande maioria dos artigos se referem a informação, no Tumblr os texto ainda apresentam o caráter de diário. Um dos motivos para isto acontecer é a própria formação da rede em si. Muito amigos utilizam o Tumblr como um “Facebook” com mais recursos. Por isso, textos tão pessoais. 

Interatividade

Este é um dos raros quesitos que um blog no Tumblr tem de vantagem em relação ao WordPress. Por se tratar de uma “rede social de blogs”, o Tumblr conta com muito mais interatividade entre usuários. Também por causa do conteúdo, é mais fácil de se ter comentários. Afinal, é muito mais fácil um amigo fazer um comentário de uma foto postada no Tumblr do que de um texto informativo (salvo os polêmicos) no WordPress. Neste quesito, ponto para a rede social. 

Design 

Se no quesito anterior o Tumblr leva vantagem, neste o WordPress ganha disparado. As milhares opções de templates, plugins e outras opções do WordPress nem se comparam com as apresentadas para a rede social. Quem tem a intenção de criar um site (ou blog) em domínio próprio vai ter muito mais opções de design no WordPress do que no Tumblr. 

SEO

Com certeza, o item que o WordPress leva mais vantagem. Não há comparação do número de plugins de SEO para WordPress em relação com o Tumblr. A rede social tem menos opções para SEO até do que a plataforma Blogger. Enquanto no WordPress, Meta-tags, headers e títulos otimizados podem ser feitos com o plugin, no Tumblr ainda é preciso mexer diretamente nos códigos do site. Nesta postagem do Mestre SEO, você pode ver como otimizar o seu Tumblr para motores de busca

Conclusão

Apesar do Tumblr se apresentar como um serviço promissor em termos de rede social (ainda um pouco menos do que o Twitter e Facebook), ele não pode bater de frente com o WordPress na hora da criação de um site com domínio próprio. Se em termos de facilidade de administração de site e navegação os dois serviços empatam, em termos de recursos o WordPress ainda dá um banho no Tumblr. Utilize o blog do Tumblr como um complemento para o seu site. Se quiser algumas dicas, olhe a postagem desta semana do Dicas de Hospedagem



Você também vai gostar de:

Share This