web analytics

Um detalhe que quase ninguém se atenta na hora de contratar um serviço de hospedagem de sites é em relação aos tipos de bancos de dados que cada uma das empresas oferecem para os usuários. A diferença em relação aos tipos de aplicativos existentes pode causar diferenças em relação à segurança, tipos de CMS que você pode utilizar e também vai fazer diferença no preço do host. Por isso, o Dicas de Hospedagem vai mostrar a diferença entre os principais aplicativos de bancos de dados.

Antes de tudo, vamos explicar o que é banco de dados. Trata-se de um agrupamento de todos os registros em código-fonte que o seu site (ou qualquer tipo de programa) possui. É o sistema que gerencia tudo que tem de CMS, plugins, programas etc. No banco de dados é permitido modificar, armazenar e servir como consulta de como as informações estão definidas. Vamos citar os bancos de dados que estão disponíveis pelas empresas do Ranking de hospedagem de sites do DdH.

MySQL: É hoje o sistema de aplicativo em bancos de dados mais utilizado por sites. O MySQL usa a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada ou Structured Query Language). A popularidade se deve por ser um software livre. Foi lançado em 1995. A popularidade em sites se deve ao uso conjunto com PHP, linguagem utilizada em CMS como o WordPress. Ele é leve e não exige muito da memória de dados. Cerca de 10 milhões de instalações usam o MySQL.

Das empresas que estão no ranking de Hospedagem de sites, as seguintes trabalham com MySQL: a Hostgator, a HostDime, o Uol Host, a Locaweb, a Kinghost, a MetaWeb, a Hostmídia, a Host Net e a Blog Lite. Ou seja, das dez melhores empresas de hospedagem de sites, 9 utilizam  o MySQL como bancos de dados. Nada mal para este tipo de sistema. Mas existem outros sistemas de bancos de dados existentes como o PostgreSQL.

PostgreSQL: Também oferecido pela hospedagem da MetaWeb, o PostgreSQL é uma outra forma de aplicativos de bancos de dados. No mercado dos sites é a principal concorrente do MySQL. É um sistema que também usa a linguagem SQL, mas é mais avançado do que o MySQL. Tem suporte para outras linguagens além do PHP como o Python. Também é um software livre. É ideal para quem manja um pouco de programação e é o preferido de pessoas que trabalham com Linux.

Outros sistemas: São mais raros de serem utilizados em sites. Alguns por serem pagos como os da Microsoft e da Oracle. Já outros são menos conhecidos como o Firebird e o Intpró. Entender um pouco da diferença de bancos de dados vai lhe ajudar a escolher a empresa de hospedagem e também ver as possibilidades em relação às ferramentas que você vai usar na sua página. É sempre bom estar atento às possibilidades que você tem para melhorar a sua página da internet.



Você também vai gostar de:

Share This