web analytics

Um dado recente comprova que os consumidores se baseiam cada vez mais na Internet para fazerem suas compras. Checar o site de uma loja antes de ir até a mesma para efetuar uma compra tornou-se rotineiro, já que a maioria das atividades que tomam conta de nosso cotidiano é realizada no computador por meio da Internet. Logo, é natural imaginar que os empreendedores, cientes de que precisam manter-se competitivos, tomarão a via mais rápida, ágil e barata para construírem um website para suas empresas a fim de tomar posse desse público. É justamente neste ponto que jaz o problema: ao invés de contribuírem para o avanço de seu negócio, existe a possibilidade de estarem prejudicando-o.

Já enumeramos as principais razões para sua empresa ter um site na Internet. Agora, é preciso se preocupar com a manutenção do mesmo. Se desenvolvida de maneira inapropriada, uma página na Internet pode afastar consumidores, já que terão uma experiência ruim de navegação e, consequentemente, tomarão uma conclusão que, apesar de precipitada, é justificada: descartarão sua empresa em consultas futuras.

 

 

O design e a organização

 

Elegant Themes - Opções de design para seu siteUm website pode – e deve – ser sua ferramenta número um de vendas. A primeira impressão dos consumidores será tomada a partir da visita a seu site. Se o design e a maneira em que as informações são dispostas parecerem amadores, o usuário deixará sua página e provavelmente não voltará mais a visita-la, independente do quanto você melhore os recursos visuais e a organização posteriormente.

Muitos desenvolvedores deixam o design como segundo plano, preferindo se preocupar inicialmente com outros elementos que contribuem para o bom funcionamento do site. Entretanto, um design arrojado e inovador será a primeira característica de seu website a surpreender um visitante. Se mais surpresas positivas surgirem à medida que o usuário navega, as chances do mesmo escolher sua empresa para fazer uma compra ou solicitar um serviço aumentam consideravelmente. Não se esqueça, é claro, da importância de ter uma versão móvel de seu site!

 

 

A questão financeira

 

Planejamento. Essa é a palavra chave para que o desenvolvimento de seu negócio renda bons frutos, e o site de sua empresa é apenas um dos pontos a considerar. Se você investir pouco, seu retorno será tímido e limitado, o que representa um risco para o futuro de sua marca.

O primeiro passo é a pesquisa. Procure a melhor relação custo-benefício com servidores e as melhores empresas de hospedagem de sites, que atendam de maneira satisfatória aquilo que você busca. Algumas empresas até lidam com as questões de domínio e oferecem um serviço de design para sites. Caso você opte por um tipo de hospedagem não tão completo como o citado, é possível utilizar softwares ou plataformas que o auxiliem a construir seu website. O Wix representa uma boa opção. Além de possuir uma versão gratuita, é possível também utilizar a versão premium (sem anúncios), que disponibiliza mais recursos.

Pode-se também buscar por web designers para cuidarem da aparência e do desenvolvimento de seu site. Nesse caso, procure conhecer melhor o portfolio do profissional que pretende contratar. Busque por referências, trabalhos anteriores e, principalmente, como a participação do web designer em questão colaborou para o bom funcionamento dos sites em que colaborou. Lembre-se que um web designer pretende prestar serviços para seu negócio em longo prazo, logo seus interesses são sempre genuínos.

 

 

Traga o público até seu site

 

Propaganda é a alma do negócio. Esse ditado é empregado nas mais diversas campanhas de marketing que são colocadas em prática, e deve ser levado em conta para a popularização de seu site. Se você está ciente de que o website de sua empresa foi construído da maneira correta e que apresenta um conteúdo completo e de fácil acesso, bem como um design inovador e prático, é chegado o momento de avisar o mundo sobre isso. Deixe que todos saibam! Anuncie na lista telefônica local, coloque a url do site em seus cartões, nas assinaturas de e-mails ou até mesmo nas suas páginas pessoais nas redes sociais.

 

Facebook como aliado para marketing

 

Por falar em redes sociais, você sabia que elas representam um poderoso aliado para o marketing de seu site?Um dos erros mais comuns é ignorar o potencial dessas ferramentas, bem como abandonar um perfil criado em um desses sites e manter o conteúdo do mesmo desatualizado. Relembre como utilizar o Facebook, Twitter e Youtube como ferramenta de marketing!

Outro equívoco é contratar um profissional despreparado para administrar suas páginas nas redes sociais. Por se tratarem de sites voltados para o entretenimento do público, muitos empreendedores acreditam que qualquer um está capacitado a gerenciar o conteúdo neles compartilhados. Existem, porém, profissionais especializados em mídias sociais. Eles sabem como as redes sociais podem ser mais bem aproveitadas no desenvolvimento do seu negócio. Consultá-los pode ser proveitoso.

Utilize SEO a seu favor. Certifique-se que seu site esteja bem colocado nos buscadores para que mais usuários o acessem. Algumas maneiras eficazes de fazê-lo são com a linkagem interna e, principalmente, com a criação de conteúdo. Compartilhe artigos e informações convenientes ao público que acessa seu site, e tenha milhares de pessoas fazendo a propaganda do website por você.

Um site é um dos primeiros passos para o crescimento de seu negócio. Soluções fáceis e baratas, atrativas num primeiro momento, podem atrapalhar o desenvolvimento de sua empresa e trazer prejuízo para seu bolso. Trabalhe duro, considere os riscos e inove. Não há formula mágica para o sucesso, apenas boas estratégias aliadas a uma proposta de qualidade.

 



Você também vai gostar de:

Share This