web analytics

Na hora de hospedar um site, a grande maioria das pessoas opta por uma hospedagem Linux. Há muitas vantagens neste tipo de hospedagem de sites: segurança e gratuidade das ferramentas utilizadas são apenas duas das vantagens neste tipo de hospedagem. Porém, o jogo pode mudar se analisarmos uma ferramenta muito útil que pode ser usada para criar sites: O WebMatrix, uma ferramenta gratuita da Microsoft e que pode ser usada em conjunto com o WordPress. 

Veja aqui nosso tutorial sobre como construir uma página utilizando o WebMatrix!

Mas a final, o que é o WebMatrix?

Trata-se de uma ferramenta para criar sites de forma bem simples. O WebMatrix se autointitula “a forma mais simples de criar sites”. O aplicativo ajuda no desenvolvimento de sites em PHP e criação de código para montar páginas da web. Para criar um site ou blog com a ferramenta, você precisa instalar o programa em seu computador. Lembrando que apesar de desenvolvido pela Microsoft, o WebMatrix é totalmente grátis.

O que é o Microsoft WebMatrix? 

Usando o WebMatrix

Você pode baixar o programa através deste link. A instalação acontece da forma tradicional: clicando no executável e aguardando que o programa seja instalado no seu PC. A única coisa que será preciso fazer é baixar um complemento chamado Web Plataform Installer. Ele que vai ajudar na instalação automática do programa. 

Com o programa instalado, você vai começar a trabalhar na criação do site. Já página inicial do programa tem as opções Open Site, Templates e App Gallery. Para criar o site, você vai ter de clicar na terceira opção. Logo vai ter a opção de CMS que você vai utilizar. Há possibilidade de fazer sites em Joomla, WordPress e outros CMS que sempre falamos aqui no Dicas de Hospedagem. Depois de escolher o CMS de sua preferência, clique em Site Name e coloque o nome da sua página. 

Em seguida será a vez de verificar a janela de instalação do sistema gerenciador de banco de dados. Em via de regra a opção vai ser o MySQL. Em seguida é só aceitar os termos para o banco de dados e CMS serem instalados. Pronto, o blog ou site já pode ser criado e administrado a partir desta aplicação. Depois de criar o básico, chega a hora de configurar, publicar e administrar o site. 

 

Vantagens e desvantagens de utilizar o WebMatrix

Há pontos positivos e negativos ao utilizar a ferramenta de criação de sites da Microsoft. Os principais pontos positivos é a facilidade que se tem na hora instalação do gerenciador de banco de dados e CMS (coisas que iniciantes podem sofrer um pouco para conseguir fazer) e a versatilidade da ferramenta, que trabalha com o principais CMS gratuitos e populares que existem (e não só com ferramentas de criação de sites da empresa de Bill Gates). 

O principal ponto negativo a se destacar é que você fica preso na utilização de hospedagem Windows, o que às vezes com as desvantagens de não ser tão seguro e não possuir todas as ferramentas gratuitas.

Faça o seu teste e nos conte o que achou da experiência de utilizar essa ferramenta!



Você também vai gostar de:

Share This