web analytics

O que é Hospedagem de Sites?

Hospedagem de Sites é o serviço de armazenamento dos arquivos de um site e a disponibilização constante do mesmo na internet. É este serviço que mantem o seu site no ar, fazendo com que seja visualizado 24 horas por dia em todo o mundo.

O que é Hospedagem de Sites?

Muitas pessoas que buscam colocar um site no ar ainda confundem de início sobre o que é hospedagem de sites, domínio e outros termos que até podem parecer complicados, mas não são.

Hospedagem de Sites é o serviço de armazenamento dos arquivos de um site e a disponibilização constante do mesmo na internet. É este serviço que mantem o seu site no ar, fazendo com que seja visualizado 24 horas por dia em todo o mundo.

Para que o seu site esteja disponível, desta forma, será preciso contratar um plano com este serviço e outras facilidades. Assim, você poderá publicar, manter, ajustar ou fazer qualquer ação que tenha impacto no seu público. Isso vale também para um blog, se este for o seu objetivo.

Hospedagem para site gratuita

Há muitas plataformas gratuitas de hospedagem de sites, que disponibilizam o seu site sem que você tenha que pagar nada. Contudo, além de possuírem recursos limitados e muitas vezes a veiculação de propaganda é obrigatória, nem sempre têm a garantia que o seu site fique no ar constantemente.

 

Planos de hospedagem

Em geral, as empresas nacionais e estrangeiras que trabalham com planos de hospedagem disponibilizam seus serviços em planos diferenciados. Os planos de hospedagem permitirão que você utilize outros serviços, como e-mails personalizados com seu nome e domínio (Exemplo: contato@seu-dominio.com.br), banco de dados, gerenciador e estatísticas de acesso, construtor de sites, entre outros. Outra vantagem dos planos é que você pode adquiri-los conforme o seu orçamento e de acordo com as suas necessidades.

 

Tipos de hospedagem

Há muitos tipos de hospedagem. Contudo, é importante destacar: a hospedagem compartilhada e a hospedagem dedicada.

A hospedagem compartilhada é um serviço onde um servidor é compartilhado entre diversos clientes paralelamente. É o tipo de hospedagem mais utilizado. Possui baixo custo, é fácil de usar, mas os recursos são compartilhados, como o próprio nome diz – você dividirá o mesmo servidor com outros clientes, o que pode gerar problemas quando a empresa não tem um bom suporte.

Já a hospedagem dedicada, é o serviço onde você terá um servidor inteiro e, todos os seus recursos destinados somente para o seu website. Entre as vantagens principais estão a flexibilidade e personalização, ou seja, escolha do hardware (memória, espaço em disco, processador) exato e as especificações do sistema operacional para atender as suas necessidades; os recursos dedicados e desempenho garantido, em que você escolhe os seus recursos de servidor e não compartilha com mais ninguém; e o controle total, sendo que você terá acesso root completo para seus servidores e pode configurar e ajustar sua configuração para atender às suas necessidades. O único problema deste tipo de hospedagem de sites é mesmo a necessidade de um conhecimento prévio sobre o gerenciamento e a configuração do cloud server, por exemplo, o servidor na nuvem.

 

Veja que um site simples, fixo ou um blog sem muita diversidade pode muito bem ter uma hospedagem compartilhada. Contudo, no caso de um e-commerce, por exemplo, é importante ter a garantia de ter à disposição todos os recursos necessários para que o site não saia do ar em uma situação importante – quando o cliente estiver efetuando uma compra, por exemplo. A escolha da hospedagem, desta forma, deve considerar as suas necessidades e o seu orçamento.



Você também vai gostar de:

Share This