web analytics

 

O que é o CloudFlare

Se a sua preocupação constante é com a segurança do seu site ou blog, precisa saber mais sobre o CloudFlare. Para quem ainda não conhece, o CloudFlare é um serviço que melhora a segurança e a rapidez do seu site. Basta somente uma alteração de DNS, o seu site terá a proteção contra várias ameaças on-line, além de potencializar a velocidade de carregamento de páginas, o que impacta bastante no acesso dos visitantes.

 

Trata-se de uma CDN (Content Delivery Network), uma rede de disponibilização de conteúdo, com diversos servidores espalhados pelo mundo, sendo que o visitante é servido a partir do Data Center mais próximo. Se você estiver acessando um site americano com este recurso do Brasil, por exemplo, terá acesso mais rápido, pois se conectará com um servidor daqui, mais próximo de você. As páginas são acessadas mais rapidamente sem comprometer a capacidade e recursos do seu servidor de hospedagem.

 

Quando o visitante do seu site faz acesso direto para o servidor web, todo o processo de segurança fica a cargo do servidor web, o torna bastante desprotegido a ataques de diversos tipos. Assim, é o próprio servidor web é quem deve garantir a segurança frente a todos os ataques. E segurança sempre foi uma das maiores preocupações entre os serviços de hospedagem e donos de sites. Não é algo simples garantir a segurança de dados, já que as ameaças evoluem constantemente.

 

O mesmo vale dizer quando são necessárias atualizações do serviço, o que pode significar perda de funções, exigindo uma reestruturação da aplicação, o que pode custar muito tempo e dinheiro.

 

Contudo, quando o seu site passa a usar os recursos do CloudFlare, o acesso deixa de ser diretamente do servidor onde o seu site está hospedado que passa a responder apenas às requisições enviadas pelo CloudFlare – ou seja, o seu visitante estará acessando as informações do seu site pelo servidor do CloudFlare. Este recurso pode disponibilizar o acesso, consultar o seu servidor de hospedagem ou ainda disponibilizar o conteúdo pré-carregado – conforme as configurações. O CloudFlare funciona como vários filtros de segurança, barrando acessos ilegítimos antes mesmo que estas tentativas cheguem ao seu servidor.

 

 

Quais os Benefícios do CloudFlare?

 

O destaque do CloudFlare é a análise das requisições antes que estas sejam atendidas pelo servidos web, priorizando a segurança, diminuindo a carga do mesmo e otimizando a sua capacidade – é rápido e ágil, pois ocorre uma economia de banda no acesso às informações, pois o servidor não terá que processar determinada informação mais uma vez. O CloudFlare funciona como um firewall, bloqueando ações inadequadas, protegendo também os seus registros de DNS. Isso porque assim que você cria uma conta no CloudFlare, terá que mudar o DNS do seu site para os servidores do CloudFlare, camuflando o verdadeiro endereço IP do seu servidor web. Assim, caso alguém tente fazer uma pesquisa automatizada aos registros DNS do seu site, o CloudFlare irá barrar estas pesquisas.

 

Conheça mais sobre as vantagens do serviço no site do CloudFlare

 

E quais as Desvantagens do CloudFlare?

 

Quando você fizer um ajuste em algum post do seu WordPress, por exemplo, ou alterar algo no seu layout, pode demorar para o CloudFlare identifique estas mudanças e as disponibilize aos visitantes.

Para o público brasileiro, outra desvantagem é que, para quem tem sites hospedados em servidores daqui, considerando que os servidores do CloudFlare são no exterior, pode-se perceber certa perda na rapidez e agilidade durante o acesso ao site. Mas esta perda, na maioria das vezes, nem é notada.

Outra desvantagem, um tanto irritante aos usuários, é que muitas vezes o CloudFlare exigirá (em uma janela à parte) que alguns visitantes confirmem que são legítimos – o recurso barra ameaças ao site, mesmo que na verdade os acessos sejam legítimos. O problema está muitas vezes nos navegadores que podem se comportar de modo suspeito, e isso pode ser tido como uma ameaça.

 



Você também vai gostar de:

Share This