web analytics

O que é WordPress Multisite

Você sabe o que é Multisite? Sabe para qual situação a ferramenta se adequa, bem como seus benefícios?

Desde 2010, a equipe do WordPress disponibilizou o Multisite, que permite ao usuário criar diversos websites a partir da mesma instalação do WordPress. Com isso, você pode desenvolver uma verdadeira rede de páginas diferentes – inclusive com domínios diferentes – a partir da mesma conta.

Ótima oportunidade para criar várias páginas e salvar uns trocados, não?

Bem, não é bem assim…

 

Características do Multisite.

A ferramenta está disponível, basta ativá-la. Devo fazê-lo?

Antes de tomar essa decisão, é preciso ter algumas informações em mente. Primeiramente, vale frisar que você usará o mesmo banco de dados para gerenciar os sites, ou seja, tudo que você vincular a um site será compartilhado com os demais.

Quer um exemplo prático? O plugin que você instalou na página A estará disponível também na página B, podendo ser utilizado por ambas. Uma facilidade, muitos podem pensar. Mas e se ele apresentar algum problema que comprometa seu banco de dados?

Se isso acontecer, os outros sites podem ser afetados direta e indiretamente, prejudicando-os.

Falando em prejudicar, há também o fator segurança. Vamos supor que o site A da sua rede de sites está com uma falha de segurança na codificação de seu tema. Se essa falha for devidamente explorada por um software malicioso, há uma quebra na segurança que pode prejudicar todas as outras páginas que estão inseridas especificamente naquela instalação do WordPress.

Por fim, vale a pena ressaltar a complexidade no painel de controle após a criação dos outros sites. Resumindo, ficará mais complicado administrar tudo, pois haverá muito mais conteúdo para ser gerenciado.

Logo, concluímos que o Multisite não é recomendado para administrar sites independentes entre si e, provavelmente, essa ferramenta não parece nem ser desenvolvida para esse tipo de função…

… Mas note que, até agora, listamos apenas adversidades para a utilização do Multsite. Será que dedicamos essa publicação apenas para falar mal dessa ferramenta? Será que não vale a pena ativá-la, caso você possua WordPress?

Claro que vale! E, agora, vamos compreender em quais situações o Multisite é recomendado!

 

Quais os Benefícios do Multisite?

Vamos imaginar outro exemplo: você possui uma empresa com diversos funcionários especializados em áreas variadas. Cada um terá uma página própria para falar sobre os assuntos dominam, exercitando o marketing de conteúdo da maneira correta e movimentando as atividades do site, como troca de comentários e compartilhamento nas redes sociais. O Multisite possibilidade que cada funcionário tenha mais liberdade para cada para administrar suas páginas e realizar as devidas mudanças individualmente, seguindo um padrão de regras impostas por quem administra o banco de dados.

Em outras palavras, é como se cada um dos usuários possuísse um espaço próprio e individual dentro do site, que é uma estrutura maior e abriga os demais. Não são páginas pertencentes a um mesmo website; são sites singulares que estarão ligados por um elo em comum.

Mas e se você ainda procura criar sites independentes com a mesma instalação do WordPress, não tem outra saída?

 

Buscando soluções para criar seu site? Conheça os melhores construtores de sites do mercado!

 

Felizmente, sim! Além do Multisite, que pode sim ser utilizado se você tiver em mente todo o revés que expusemos acima, há um plugin chamado ManageWP. Ele permite que usuário administre vários sites individuais através de um único painel de controle – mais simplificado que o do Multsite e com as devidas medidas de segurança para evitar eventuais ataques.

Você utiliza o Multsite do WordPress? Em qual circunstância? Se não, está pensando em aplica-lo para o site de sua empresa? Não deixe de compartilhar sua opinião com a comunidade do Dicas de Hospedagem através da seção de comentários!

 



Você também vai gostar de:

Share This