web analytics

Blogar tornou-se um caminho comum para expressar-se e publicar conteúdo online. Essa popularidade é refletida no número incontável de novos blogs que surgem a cada dia. As restrições de antes não existem mais, já que há dezenas de opções de plataformas e serviços para criar e manter um blog. Entretanto, antes de criar o seu blog e publicar o seu primeiro post, há alguns fatores importantes que merecem uma consideração cuidadosa.

Qual plataforma você vai usar?

Há muitas plataformas de blogs disponíveis nos dias de hoje, como o WordPress, o VilaBlog, o Blogger e o b2evolution, para mencionar alguns dos mais utilizados. É tudo uma questão de preferência, mas ajudar saber que o WordPress é o mais popular do grupo. Apoiado por uma grande comunidade de desenvolvedores e usuários, o WordPress é altamente personalizável através de uma vasta seleção de temas, widgets e plugins, muitas vezes disponíveis gratuitamente. Independentemente da plataforma, você pode querer colocar uma ênfase na facilidade de uso, já que alguns sistemas de blogs são mais complexos do que outros.

Hospedagem gratuita ou paga?

Enquanto estiver pensando em criar um blog, você também precisará determinar se quer uma hospedagem gratuita ou paga para o serviço. Serviços gratuitos são muito abundantes, mas existem algumas desvantagens que você deve conhecer. Optar pela hospedagem gratuita limita muito seu blog em termos de recursos e controle, fatores que diminuem o potencial do blog de modo geral – seja nos recursos que você poderá oferecer aos visitantes, seja no visual, e principalmente em quanto você vai poder ganhar com ele. Se você quiser tirar o máximo proveito da sua experiência de blogar, é melhor comprar um plano de hospedagem de sites acessível que vem com suporte a blogs – é o caso das melhores empresas de hospedagem, seguramente.

Encontrar uma hospedagem

Se você decidir que a hospedagem paga é a melhor opção para você, a próxima coisa que precisa considerar é a empresa que irá hospedar o seu blog. No passado, encontrar um bom host era um processo bastante tedioso, que muitas vezes deixava potenciais clientes desgastados e frustrados. Os tempos são outros, e mais recursos já estão disponíveis para ajudar em sua busca. Há inúmeros sites que oferecem comparações de empresas que oferecem serviços de hospedagem, o que inclui o conhecido ranking do Dicas de Hospedagem. Esses sites geralmente informam o preço que você precisa pagar pelo serviço, juntamente com outras especificações, como a quantidade de espaço em disco e largura de banda incluídos no pacote de hospedagem. No caso do ranking do portal Dicas, os próprios usuários dos serviços podem votar, fazendo com que a opinião deles reflita no posicionamento das empresas.

Há também no mercado alguns serviços que se especializaram na hospedagem apenas de blogs WordPress, como o WPWebhost nos Estados Unidos e a BlogLite, no Brasil. São boas opções e você está procurando um serviço otimizado para blogs e com suporte técnico especial para isso.

Tecnologias e tendências mudam muito rápido, mas é difícil imaginar uma Internet sem os blogs. Este meio de publicação está aqui para ficar, e é provável que evolua com melhorias que tornam a experiência ainda mais interessante. Se você puder encontrar uma solução de hospedagem que forneça suporte adequado para suas necessidades específicas, um blog pode dar-lhe uma conexão viável e quase perfeita para o resto do mundo.



Você também vai gostar de:

Share This