web analytics

Uma das melhores opções de sistemas de gerenciamento de conteúdo existentes é o Joomla! (se escreve com o ponto de exclamação mesmo). Ele é um CMS muito interessante para quem deseja construir um site com muitas atualizações, como por exemplo, um site de notícias. A postagem de hoje do Dicas de Hospedagem vai mostrar algumas funcionalidades deste sistema para você avaliar e comparar com outros sistemas, como o WordPress (veja um pouco sobre este sistema nesta postagem).

A vantagem do Joomla! para outros CMS (como o WordPress) é que ele tem recursos de fazer sites com uma página inicial bem rica. A quantidade de colunas que você pode usar na página inicial do Joomla! é bem variável e dá para trabalhar bastante nestas inúmeras opções. Outra vantagem é na barra lateral do site: se você quiser, pode configurar a barra para ser diferente em diversas ocasiões. Dá para deixar a barra lateral das páginas de notícias diferente da barra da página inicial do site.

Alguns sites famosos utilizam o Joomla! como CMS. O Ministério da Educação e a Universidade de São Paulo (USP) são dois exemplos de páginas que utilizam o Joomla!. Vale lembrar que este sistema de gerenciamento de conteúdo é de códigos e licença abertos (tal como o WordPress). Ou seja, você tem a vantagem de não precisar pagar nada para usar o Joomla! e também sempre terá novas atualizações de plugins (não tantas como o WordPress, já que este tem muito mais usuários).

Algumas características do Joomla!

O Joomla! é um CMS criado com base em outro sistema: o Mambo. A base de dados do Joomla! é escrita em PHP e MySQL, dois softwares livres. Um dos grandes trunfos do Joomla! é o sistema de busca, que se mostra muito eficiente. Outro elemento bem interessante deste sistema de gerenciamento de conteúdo é o grande número de plugins. Só para citar alguns: RSS, newsletter, suporte para SEO e conteúdos relacionados na postagem.

A grande dificuldade do Joomla! é na própria administração do sistema. Por ser ideal para sites mais elaborados e apresentar grande quantidade de recursos, o Joomla! também é mais complicado de se mexer do que outros CMS, como o WordPress. Usar todos os recursos e configurar este sistema exige no mínimo um pouco de prática  em programação. Este fato pode espantar usuários que não tenham tanto conhecimento de informática.

Outra desvantagem do Joomla! é que muitos dos plugins do CMS estão em inglês. Para sites em português este fator pode atrapalhar um pouco. Para fazer as mudanças também é preciso mexer na raiz do sistema, o que exige um certo conhecimento do idioma. Como conclusão podemos dizer que o Joomla! é ideal para quem tem um mínimo de conhecimento de linguagem PHP e um site com grande fluxo de conteúdo. Se não é o seu caso, fique no WordPress mesmo.

Veja mais sobre o Joomla!

http://www.joomla.com.br/ – Comunidade brasileira do CMS



Você também vai gostar de:

Share This