web analytics

Antes continuar lendo a postagem de hoje do Dicas de Hospedagem, dê uma olhada na barra de endereços desta página da internet. Como vocês podem perceber, antes do “dicasdehospedagem.com” há um http. E se você notar, algumas páginas utilizam o https ao invés do http. Você sabe o que isto significa? Se não sabe, continue lendo este texto e descubra todas as vantagens e desvantagens de se colocar um sistema de login seguro em uma página web.

O que é HTTPS?

HTTPS é a sigla de (HyperText Transfer Protocol Secure)

Ou seja, tem o mesmo significado de HTTP com a diferença de que a página apresenta um certificado de segurança e de criptografia de dados. Em outras palavras, uma página em HTTPS é a garantia de mais segurança nas ações das pessoas que navegam por ela. Para se navegar em uma página “segura” é preciso ter feito login. Estes tipos de página não permitem o acesso de pessoas sem identificação.  

Como se pode perceber, as páginas HTTPS apresentam como grande vantagem a segurança para as pessoas que estão navegando nela. Tanto que e-mails, redes sociais ou páginas que lidam como transações financeiras têm obrigação de utilizar o login seguro. E os usuários não devem avançar na navegação destas páginas se o certificado de segurança estiver expirado ou apresentar alguns problemas. 

 

 

Mas e no meu site? Devo ou não devo usar HTTPS?

Analisando o que foi dito antes, é recomendável o uso de página com login seguro para sites que trabalham com transações financeiras, como por exemplo, um e-commerce. Neste caso, é muito importante que você passe credibilidade para os usuários do seu site e (obviamente) não corra risco de expor dados dos seus clientes. Afinal, todo cuidado é pouco quando se trata de dinheiro na web. 

Por outro lado, alguns sites que trabalham com sistemas de fóruns, conteúdo colaborativo ou mesmo comentários exigem login seguro dos usuários. Este excesso de burocracia pode “espantar” visitantes de sua página, o que acaba sendo a grande desvantagem deste sistema. Por isso, é bom ponderar o controle de fluxo de audiência em seu site. Muita segurança pode deixar sua página a prova de visitas. 

 

Como colocar HTTPS no meu site?

Para implementar uma página em HTTPS é preciso inserir um código na própria página. É recomendável se ter um conhecimento intermediário em programação. Uma postagem do blog da HostGator ensina como fazer a página em HTTPS para sites em PHP ou em .ASP. Veja o blog da HostGator.

Também há uma discussão em um fórum de PHP que ensina como forçar o modo seguro em uma página da web. Veja três opções para se utilizar o HTTPS em seu site.

 

Então você já sabe: se trabalha com comércio eletrônico ou com página que peça dados pessoais dos seus usuários, é bom disponibilizar o login seguro. Caso contrário, pense duas vezes em toda esta mão de obra. 



Você também vai gostar de:

Share This