web analytics

Já falamos sobre aplicativos em outra oportunidade. Esses programas, aparentemente tão simples, estão dominando a rede e já representam uma alternativa rentável para seu negócio na Internet.

Sabemos, porém, que o desenvolvimento de aplicativos pode ser complicado, e quanto mais visibilidade você deseja para ele, mais deve se preocupar com a escalabilidade, os servidores para suportá-lo e até mesmo com questões nem mesmo consideradas num primeiro momento, como a divulgação e a segurança.

Os pontos levantados acima podem até fazer com que alguém inclinado a criar um aplicativo desista da ideia, não é? Bem… E se disséssemos que conhecemos a solução perfeita para resolver todos esses problemas?

Em continuação ao nosso artigo anterior sobre hospedagem de sites no Google, hoje vamos falar um pouco sobre a hospedagem de aplicativos na infraestrutura Google: o Google App Engine.

 

 

Conheça o Google App Engine!

 

O que é o Google App EngineO Google App Engine permite que você crie aplicativos que utilizam o mesmo sistema dos aplicativos do Google. Os aplicativos App Engine são fáceis de construir, desenvolver e reduzir quando memória é necessária para seu banco de dados ou para súbitos aumentos na taxa de tráfico em seu site. Com o App Engine, não é preciso se preocupar em manter servidores; basta carregar seu aplicativo e ele torna-se disponível para seus usuários através do banco de dados do Google. Você pode criar uma conta gratuitamente, com direito à 500 Mb, e pode fazer o upgrade pago de mais recursos computacionais.

Trata-se de uma nova tecnologia que visa facilitar o processo de criação de aplicativos. Através de recursos já utilizados em outras ferramentas do Google, você pode desenvolver os códigos de seu aplicativo, testá-lo em seu próprio computador e, com apenas um clique, carregá-lo no banco de dados do Google. Você não precisará se preocupar com servidores, comprar novas máquinas para suportá-lo e fornecer banda quando necessário. Tais tarefas tornam-se responsabilidade do Google. Dessa forma, é possível focar apenas no desenvolvimento dos aplicativos, o que pode ser muito mais proveitoso!

 

 

Como carregar os aplicativos?

 

Através de uma conta, o desenvolvedor disponibiliza seus aplicativos. A mesma possui espaço disponível de até 1GB, podendo suportar até cinco milhões de visitas mensais. Cada conta permite o registro de dez aplicativos.

Os usuários podem baixar os aplicativos sem custo algum e usá-los assim que os mesmos forem instalados. Não há necessidade de firmar contratos com o Google. Você está livre para usar o espaço como achar conveniente e terá total liberdade para administrá-lo. Entretanto, para você que necessita de mais recursos, o Google disponibiliza algumas ferramentas que podem ser contratadas de acordo com a quantia disponível para investimento e suas necessidades. Resumindo, ele se adequa a você!

Não acredita nisso? Bem, falemos então sobre as taxas de escalabilidade, que nada mais são do que os recursos necessários para um aplicativo funcionar corretamente. Partindo desse princípio, quanto mais pessoas o acessam, mais recursos ele utilizará. Ao invés de obrigar o desenvolvedor do aplicativo a se preocupar em determinar as taxas adequadas de escalabilidade, o Google faz isso por ele. Esse diferencial, chamado de escalabilidade automática, facilita não apenas o procedimento de criação do aplicativo, como também todo o desenvolvimento do mesmo.

 

 

Serviços disponibilizados

O App Engine possibilita ao desenvolvedor realizar tarefas básicas enquanto administra seus aplicativos. Estes serviços vão desde o envio de emails com base no Gmail até o Memcache, que fornece ao aplicativo o cache necessário para memorizar dados temporários que tornam ainda mais rápida a experiência de navegação.

Vale mencionar também o URL Fetch, que permite o acesso a bancos de dados de terceiros para complementar seu aplicativo e o manipulador de imagens, que torna a edição de qualquer arquivo de imagem possível. Corte, cole, redimensione e altere o que bem entender com esse serviço.

Por fim, há também o serviço de agendamento de tarefas. Com ele, o aplicativo executa determinadas ações – que não alteram seu funcionamento – com base em seu planejamento. Determine os horários e as tarefas serão realizadas! Interessado? Vale a pena conferir o vídeo a seguir, com exemplos de aplicação:

 

Tudo ótimo, mas… E a segurança?

 

Essa é uma questão válida e recorrente. Como se certificar de que o Google está protegendo de maneira eficaz um aplicativo carregado em seu servidor? Bem, acreditamos que não seja necessário falar sobre os mais de dez anos de experiência do Google em sistemas massivos que exigem alto desempenho com taxas de escalabilidade precisas para tornar satisfatória a experiência de navegação. Apenas confie no Google com isso… Eles levam a questão de segurança muito a sério! Toda a proteção disponível para os aplicativos do Google estão disponíveis também para os aplicativos do App Engine.

Divulgação também é um ponto que deve ser levado em consideração. Com o App Engine, você ganha a melhor e mais utilizada plataforma para abrigar seus aplicativos. Parte do trabalho em se auto promover é tomado pelo Google, que por si só atrai público por ser um dos gigantes da Internet. Essa popularidade justificada, aliada a todas as propriedades já mencionadas tornam o Google App Engine uma das melhores opções no mundo em constante ascensão dos aplicativos.

 



Você também vai gostar de:

Share This