web analytics

Quem deseja deixar um site na primeira página do Google precisa utilizar as Ferramentas do Google para Webmasters. Este site permite que você visualize como a sua página aparece no buscador. Ou seja, é o diagnóstico mais completo da relação “seu site x Google”. Porém, muitas pessoas não sabem como utilizar as ferramentas da melhor forma. Por isso, o Dicas de Hospedagem vai mostrar um tutorial completo sobre como fazer uso do Google Webmasters. A primeira parte é hoje.

A primeira coisa que você tem de fazer é ter uma conta no Google para poder se cadastrar. Após isto, entre no endereço do Google Webmasters .Você vai precisar colocar o endereço na página do serviço. Ele vai gerar um código HTML para você fazer upload no seu site. Ou vai pedir para você incluir uma meta-tag na sua página. Feito isso, você vai só confirmar e pronto. É hora de usar o serviço.

Ao chegar à home page do serviço, você vai se deparar com diversas estatísticas do seu site. Fazer uma boa leitura delas vai ajudar na otimização. O dado que vamos apresentar hoje é em relação aos termos que fazem visitantes chegarem ao seu site.

Consultas de pesquisa: talvez seja o mais valioso dado que a ferramenta passa para você. Ele mostra todos os registros de quando e como o seu site aparece na busca do Google. Ou seja, enquanto o Google Analytics mostra os termos que fazem os visitantes chegarem ao seu site, o Webmasters Tools mostra todos os termos que fazem você aparecer na busca.

Os dados que aparecem são relacionados a quantas vezes cada termo aparece na busca, quantas visitas você teve com este termo e a posição média em que ele aparece nas buscas. Além disso, variáveis em relação ao último mês de como o seu site aparece nas buscas também são mostrados no Google Webmasters.

Como usar estes dados: Com estes dados você pode melhorar a posição do seu site no Google. Por exemplo: ao saber que quando as pessoas digitam “empresas de hospedagem nacionais” o seu site aparece em oitavo lugar, é hora de investir nesta palavra. Você pode fazer isto criando uma postagem com este tema ou também colocando estes termos em negrito ou ainda colocando a frase “inocentemente” no meio de um texto. Isto é SEO.

Você também pode melhorar o CTR (porcentagem de cliques) de um termo mudando a meta-description do artigo. Pode deixá-lo mais atraente para quem olha no Google. O melhor tudo é que você pode ir experimentando as modificações e testando se dá certo no seu site.

 As ferramentas do Google para Webmasters não se limitam as keywords. Na semana que vem vamos continuar mostrando para você como fazer SEO no seu site com este “presente” que o Google nos dá. Fique ligado aqui no portal que fornece sempre as melhores dicas de hospedagem do Brasil!



Você também vai gostar de:

Share This