web analytics

A pergunta do título desta postagem é provocativa. Com a queda do Orkut e os investimentos do Google no Plus, um novo embate no mundo da web pode ser traçado e aí vem a dúvida: qual é a melhor rede social para o seu site? O Google + ou o Facebook? É isto que o Dicas de Hospedagem vai debater na postagem de hoje. 

Há algumas diferenças básicas entre os dois tipos de serviço e isto deve ser abordado antes de fazermos comparações. O Facebook já é uma realidade. A rede social tem ganhado espaço também no Brasil. Já o Google Plus está em fase de crescimento. Porém, está apoiado na estrutura de uma das maiores empresas de internet, a Google. E o que cada uma destas redes sociais pode oferecer para os usuários coisas diferentes. 

O que o Facebook pode te oferecer

Em termos de interatividade, o Facebook tem se mostrado um sucesso. Tanto em relação com a facilidade de postagem como com o design, a rede social de Mark Zuckerberg tem se mostrado muito eficaz em relação a comunicação de usuários. O Facebook alcançou níveis de interatividade com fotos e postagens que nem o Orkut havia conseguido anteriormente. 

Com as mudanças recentes de configuração de segurança, está ficando mais fácil fazer o compartilhamento de material pelo Facebook. Isto representa uma grande chance de divulgação de serviço para as pessoas que utilizam a internet como negócio.  A possibilidade de construir uma página própria na rede social também é uma forma de fidelizar pessoas ao site. 

O que o Google Plus pode te oferecer

Também classificada como rede social, o Google Plus trabalha em um sentido de comunicação mais vertical (se assemelhando ao Twitter neste sentido). Ou seja, para emissores de conteúdo é a chance de passar informações a modo de serem acessadas pelos usuários. Neste ponto, o + está abaixo do Facebook. 

Porém, o Google jogou pesado para fazerem as pessoas optarem pelo Plus. O principal motivo que vai fazer as pessoas optarem por esta rede social é o eventual impacto que as “curtidas” podem surtir nos resultados do algoritmo do Google. Além disso, é bom olhar atentamente para o Plus pois ele tem mostrado um bom crescimento. Se continuar neste ritmo pode fazer frente ao Facebook. 

Comparando

Como vocês viram, o Facebook é muito melhor em relação a interatividade (que talvez seja o item mais importante em uma rede social). Por outro lado, o Google + vai cada vez mais pesar nos resultados das buscas do Google. Com isso, os serviços acabam sendo complementares. A grande sacada é utilizar tanto o Facebook (como uma realidade) como o Google + (principalmente como aposta para o futuro). Não dá para abrir de uma em prol da outra. 



Você também vai gostar de:

Share This