web analytics

Com a chegada do ano novo, diversos segmentos acabam reajustando os preços. Um destes nichos que já anunciaram um aumento para 2012 é o de domínios internacionais na internet. De acordo com a Verisign, empresa que administra o registro de domínios internacionais, os preços dos aumentos devem ser de cerca de 7% e o preço dos domínios .net devem aumentar mais ou menos uns 10% a partir do dia 15 de janeiro. Esta alta já era prevista, já que nos últimos seis anos o preço dos domínios internacionais foram reajustados por apenas 4 vezes. 

Antes de continuar falando sobre o reajuste dos preços, vamos fazer um parêntese e explicar o que é domínio internacional. Entende-se por domínios internacionais todos os endereços de internet que não são controlados por órgãos governamentais e que não contam com o sufixo do país no endereço web. Ou seja, todo aquele endereço de internet que não tem o “.br” no final (endereços com este sufixo são controlados pelo serviço registro.br) ou nenhum sufixo de outro país é considerado como domínio internacional. 

Vantagens e desvantagens de domínios internacionais

 Há duas grandes vantagens do registro de domínios internacionais em relação a nacionais. A primeira é pelo endereço do site ficar um pouco mais curto (sem o .br no final) e a outra é o preço. Por outro lado, há maior concorrência no registro de nomes em domínios internacionais. Isso acontece porque pessoas do mundo todo podem registrar e não só Brasil. Às vezes é mais complicado registrar um domínio internacional exatamente como você quer. 

Preços mais baixos antes do reajuste

Como falamos anteriormente, registrar um domínio internacional sai mais barato do que os 30 reais anuais cobrados pelo registro.br. Mesmo após o reajuste ainda vai ficar mais barato registrar um domínio internacional. E o melhor é que antes de aumentar de vez os preços, algumas empresas que trabalham como intermediárias na venda dos domínios estão fazendo promoções. Ou seja, elas estão diminuindo a margem de lucro dos seus negócios afim de fechar alguns negócios antes do aumento. 

Uma destas empresas é a BlogLite. Ela está fazendo uma promoção especial de preços de registro de domínios internacionais antes do aumento que acontecerá em janeiro de 2012. Segundo a própria empresa, o preço de cerca de 25 reais será mantido até o dia 31 de dezembro deste ano. Após a chegada do ano novo, a promoção acabará. E muito provavelmente a partir do dia 15 de janeiro os preços de registro de domínios internacionais vão aumentar junto com o reajuste da Verisign. 

Esta é a chance para quem tem planos de começar um negócio na web para 2012 pagar mais barato pelo registro do domínio. Vale a pena aproveitar. 



Você também vai gostar de:

Share This