web analytics

Diferentes provedores de hospedagem podem utilizar diferentes painéis de controle, uns mais fáceis do que outros. A realidade é que a grande maioria usa o cPanel, incluindo vários dos serviços listados no nosso aclamado ranking de empresas de hospedagem. É por isso que nossos tutoriais tratam, na maioria dos casos, de funções do cPanel.

Este tutorial ensinará a criar e gerenciar novas contas de e-mail no cPanel da sua hospedagem.

Após fazer o login no cPanel (geralmente, acessando www.seudominio.com/cpanel ou www.seudominio.com:2082), siga até a caixa “Mensagem” ou “E-mail”, como na figura a seguir:

Estas seções trazem funções bastante interessantes para o uso de suas contas de e-mail, e que exploraremos em tutoriais futuros. Certamente trata-se de uma das muitas vantagens em se ter um servidor pago. No presente tutorial, trataremos apenas da criação e gerenciamento de contas de e-mail.

Primeiramente, clique em “Contas de e-mail”. Isso abrirá o gerenciador de contas de e-mail. Logo à vista está o formulário para criação de novas contas:

No campo e-mail, digite o prefixo da conta que você quer criar. Se você quer o e-mail “contato@seusite.com” criado, preencha apenas “contato”. No campo password, digita a senha desejada, repetindo-a no campo logo abaixo.

Na opção “Mailbox quota”, defina o tamanho máximo da sua conta de e-mail, em megabytes. É recomendável ter um limite para a caixa postal: embora muitos dos provedores de hospedagem ofereçam espaço ilimitado, seria bastante difícil fazer cópias de segurança de caixas de e-mail gigantes (saiba como fazer backup de sua conta de hospedagem no nosso artigo a respeito).

Feito isso, clique no botão de confirmação (Create account, ou Cria conta, a depender da língua usada no painel de hospedagem). Pronto! Sua nova conta já aparecerá na lista abaixo. Para criar mais contas, simplesmente repita o procedimento.

Alguns provedores limitam o número de contas de e-mail a seus usuários, embora essa prática já não seja tão comum nos dias de hoje.

Para checar seu e-mail, há duas opções: webmail (como os serviços Yahoo!Mail, Gmail, entre outros), e POP. Para checar via webmail, vá até a conta criada na lista e clique na última opção (“Mais” ou “More”), e em seguida “Acessar webmail”. Para configurar o acesso para um programa leitor de e-mails (como o Outlook ou o Apple Mail), clique em “Configurar cliente de e-mail”, pelo mesmo botão, e siga as instruções intuitivas.



Você também vai gostar de:

Share This