web analytics

O desenvolvedor web em geral conhece e está familiarizado com a variedade de painéis de controle de hospedagem. Painéis de controle, nesse sentido, são plataformas baseadas na web cujo objetivo é simplificar o processo de gerenciar um servidor, usualmente apresentando opções de configuração através de uma interface gráfica fácil de usar. Há muitas opções disponíveis, de fato, mas o cPanel e o Plesk são os mais conhecidos.

Origens do Plesk e do cPanel

O cPanel foi desenvolvido e lançado pela primeira vez em meados da década de 1990, o que dá a esse painel de controle a experiência de mais de uma década de uso. Nos últimos anos, tem-se tornado a opção preferencial da maioria dos serviços de hospedagem compartilhada no mundo e pode ser instalado em ambientes operacionais baseados em Unix, como as distribuições Linux Red Hat ou CentOS. O Plesk, por seu turno, surgiu no início dos anos 2000, com o diferencial de suportar servidores Windows e Linux.

Vantagens do cPanel

A vantagem mais notável do cPanel é a quantidade de usuários que tem em todo o mundo. Com isso, é muito fácil encontrar soluções a problemas, dicas e conselho de outros usuários, sem contar o grande número de blogs e fórums devotados ao tema. Muitos preferem o cPanel simplesmente por ser fácil de usar. Muitos consideram sua interface de usuário mais fácil de usar do que a do Plesk ou outro painel de controle. O cPanel também tem uma curva de aprendizado bastante curta, o que significa que mesmo uma pessoa que nunca usou hospedagem web vai encontrar com facilidade as funções que procura.

Vantagens do Plesk

A vantagem mais evidente do Plesk é que ele suporta múltiplos sistemas operacionais. Isso o torna particularmente atraente para usuários de servidores baseados em soluções Windows. Como uma empresa de hospedagem, isso possibilita que você atinja diferentes perfis de clientes por ser capaz de suportar diferentes sistemas operacionais. Outra vantagem é o preço da licença, que no geral é mais barata que o cPanel. Há quem considere também que o Plesk lida melhor com automação e gerenciamento de múltiplos servidores.

O resumo

Ao procurar (ou oferecer) um serviço de hospedagem, o painel de controle usado deve ser considerado um fator importante em sua decisão. Os painéis de controle foram projetados para ajudar a reduzir a dificuldade de executar tarefas rotineiras na manutenção de um servidor ou conta de hospedagem compartilhada. Se o painel é muito difícil de usar, ou você simplesmente não gosta ou se adapta a ele, então talvez seja uma boa opção mudar para um plano com um painel mais adequado, ou mesmo aprender a gerenciar servidores por um login remoto (se você tem acesso root).

Painéis de controle usados por alguns serviços de hospedagem

Tomando por base nosso ranking nacional de empresas de hospedagem, confira abaixo os serviços que usam cPanel como painel de controle (nos planos de hospedagem compartilhada):

HostGator – cPanel

HostDime – cPanel

BlogLite – cPanel

.

[via webhostinggeeks]



Você também vai gostar de:

Share This